segunda-feira, 4 de maio de 2009

Diamantina desperta curiosidade de turistas na Europa



Se por acaso avistar uma placa indicativa citando a cidade histórica mineira de Diamantina ao passar pelas principais vias de acesso da comuna de Sangano, no Piemonte, província de Turim, Norte da Itália, não se assuste. Você está mesmo em território europeu. As placas foram instaladas este ano graças a um termo de irmandade assinado entre a cidade brasileira e a comuna italiana em outubro de 2008, durante evento Minas em Piemonte, promovido pelo Governo de Minas. Com base no documento, elas se tornaram oficialmente gêmeas por terem uma série de características semelhantes. 


A secretária de Turismo de Diamantina à época, Márcia Dayrrel, explicou que o processo de “gemellaggio”, como se chama em italiano essa irmandade, teve início em 2004. Um professor italiano, em visita a Minas, enumerou as semelhanças entre Diamantina - uma cidade histórica, cuja praça principal tem o nome de Conselheiro Mata e se distingue pela forte musicalidade. Já a comuna de Sangano, do outro lado do Atlântico, é uma localidade medieval, tem a Praça Pedro Matta e também é muito conhecida pela musicalidade. 

Diante de algumas semelhanças, a Prefeitura de Diamantina fez contato com Agnese Ugues (administradora da comuna), para formalizarem a irmandade. O então prefeito de Diamantina, Gustavo Botelho, sancionou Lei Municipal que trata do assunto, em 2006. Em Sangano, o “gemellaggio”, foi autorizado em maio de 2008. Retribuindo a visita a Sangano, por ocasião do evento Minas em Piemonte, uma comissão de autoridades da comuna italiana esteve em Diamantina, em dezembro do ano passado, quando foi assinado o termo de irmandade por parte da cidade mineira. 

No decorrer da viagem a Minas, os italianos conheceram os atrativos turísticos, músicas e até escolas municipais. O objetivo do “gemellato” vai muito além da questão turística. A expectativa é de que, com isso, possam ser estreitados laços entre a cidade mineira e a comuna italiana, em vários setores – como a educação, por exemplo, já que há universidades nas duas localidades. 

Diamantina é destino indutor para turistas estrangeiros 

A cidade de Diamantina, a 298 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, está entre as quatro cidades mineiras escolhidas pelo Ministério do Turismo como destino indutor para o turismo internacional. Isso quer dizer que o município tem potencial e está preparado para atrair, receber e distribuir turistas estrangeiros para as demais cidades da região. A população estimada era de 44.238 habitantes, em 2004. 

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, ressaltou que a iniciativa pode instigar a curiosidade dos italianos e promover o interesse em conhecer Minas Gerais. “O povo daquela região italiana, assim como o mineiro, é hospitaleiro e cordial. Minas e província de Piemonte estão situadas entre as montanhas, com a possibilidade de oferta de produtos turísticos únicos, diferentes de sol e mar. São destinos onde a história, a cultura, a música, a gastronomia e as manifestações humanas apresentam- se nas mais variadas e variadas formas", disse a secretária.

4 comentários:

  1. Fernando,
    Acabei de ler a matéria sobre o “gemellaggio” entre Diamantina e Sangano no Diário Oficial de Minas (O "Minas Gerais"), e já estava prestes a lhe enviar um e-mail recomendando a matéria quando resolvi passar aqui no Passadiço Virtual para ver as novidades e qual foi a minha surpresa quando percebi que o blog já deu conta desse recado... você está rápido no gatilho hein meu caro. Muito curiosa essa estória, bacana demais...
    Segue o link para o site da Administração da Comune di Sangano - Itália (cidade irmã de Diamantina). No site podemos encontrar informações, e fotos, sobre o “gemellaggio”
    Abraços.
    Bruno Taunay Gripp Mota

    ResponderExcluir
  2. Comune di Sangano - Itália
    LINK:
    http://www.comune.sangano.to.it/hh/index.php?jvs=0&acc=1&jvs=1

    LINK:
    PROTOCOLLO
    PATTO DI FRATELLANZA TRA I COMUNI DI DIAMANTINA (BRASILE) E SANGANO (ITALIA):
    http://www.comune.sangano.to.it/ev/images/PATTO%20FRATELLANZA.pdf

    ResponderExcluir
  3. Pois é, na entrada de Sangano o asfalto é irretocável, lisinho. Enquanto isso, o da entrada de Diamantina, principalmente o da rua que leva à rodoviária, e que recebe todos os visitantes da cidade, está no mínimo reprovável há anos. Creio que causa uma má impressão inicial aos visitantes da cidade.
    Alô prefeitura.....

    ResponderExcluir