segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Causos" de minas: A filha do seu Afonso

Autoria: Ignez Biagioni, no Descubraminas.


No caminho de volta à fazenda, seu Afonso ficou pensando no conselho do dr. Evaristo: levar a filha a uma cidade grande, para fazer uma cirurgia na vista esquerda. De vez em quando dava uma olhada na menina, que vinha quieta, montada na égua cinzenta. ¨Bonitinha, essa minha filha, tão trabalhadeira¨, pensava ele. “Esse curativo no olho é que atrapalha um pouco. Será que ela vai perder mesmo a visão? Pode ter sido exagero do médico. Seria uma pena ela perder uma vista “ suspirou,” mas, e o dinheirão que eu teria de gastar? Teria de vender um boi, e fazer isto agora é perder dinheiro”.


Nessa dúvida, foi seguindo a viagem. Ao chegar à fazenda, já tinha decidido. “É melhor aguardar mais um pouco, quem sabe a gente resolve isso por aqui mesmo, uma benzeção, uns banhos de ervas. Vou falar com a mulher para levar a menina na casa do seu Tino, que é raizeiro dos bons.”


Mas, apesar de todas as rezas, de tantos banhos de ervas, compressas no olho doente, não houve jeito. A menina ficou mesmo cega do olho esquerdo. Tempos depois, Dorinha, esposa do dr. Evaristo, conversando com seu Afonso, perguntou :


- E o senhor não se arrependeu de não ter levado sua filha para fazer a cirurgia de vista?


- Olha, dona Dorinha, às vezes eu fico arrependido, sim. Tão bonitinha que ela era, agora ficou meio prejudicada. Mas eu penso assim: ainda bem que lhe sobra o outro olho, não é mesmo? O que chateia mesmo é que ela, que era tão boa numa enxada, agora, quando vai capinar, faz serviço pela metade; capricha na direita, mas o lado esquerdo fica mal capinado que é uma tristeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário