terça-feira, 16 de junho de 2009

41º Festival de Inverno da UFMG

Fonte: Universia

De 19 a 30 de julho, Diamantina (MG) será palco do 41º Festival de Inverno da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Com o tema Traduções, o evento pretende refletir sobre as proximidades, diferenças e (as)simetrias entre duas visões de mundo: a ciência e a arte. Nesta edição, serão oferecidas 29 atividades culturais, com mais de 556 vagas.

Entre os destaques da programação está a oficina Memórias em Estações: da Narrativa à Cena, da área de Artes Cênicas. Neste curso, os participantes precisarão criar cinco cenas sobre fragmentos da memória de Diamantina, em cinco lugares históricos escolhidos a partir das narrativas orais recolhidas junto à população local.

Na área de Artes Literárias, a oficina Poesia Digital: Traduções possibilitará aos participantes o estudo e a prática de alguns processos da construção da poesia em meio digital. A Arte Musical também estará representada no festival com o curso Música Eletrônica. A iniciativa prevê a realização de exercícios de composição em música eletrônica ou concreta que proponham uma intervenção no universo da palavra ou da paisagem sonora, num contexto urbano.

A área de Artes Visuais I apresenta a oficina Vestimenta - Memória: Uma Investigação da Memória do Corpo e da Pele que pretende estimular os participantes a confeccionar uma vestimenta-memória, partindo de elementos pessoais e da articulação com a memória local. Já na área de Artes Visuais II, o destaque está no curso A Cena do Crime: Sangue e Suspense nas Noites de Diamantina, que irá fazer releituras fotográficas de crimes lendários que fazem parte do imaginário coletivo dos moradores de Diamantina.

Este ano, o Festival de Inverno também traz para Minas Gerais o wokshop Mídias Locativas: Produzindo Arte Digital com Celulares. O curso, ministrado por professores internacionais, irá capacitar os interessados em produzir softwares para celulares com o intuito de promover uma reflexão sobre os conceitos de arte e tecnologia ligados às mídias locativas.

Leia mais no site Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário