quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ouro Preto põe o pé no freio. E Diamantina?

De acordo com o Portal Uai (veja abaixo) a cidade de  Ouro Preto está implantando medidas para desenvolver um trânsito mais cidadão e que valorize seu patrimônio histórico. Em Diamantina temos uma situação inversa. Ausência de regras definidas para estacionamento e circulação de veículos, invasão do espaço público, falta de regulamentação na construção e manutenção de passeios (calçadas) para pedestres, motoqueiros e automóveis em alta velocidade são cenas cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Com a palavra, as autoridades responsáveis .....

Convenhamos, o problema é grave e vem se agravando a olhos vistos. E não é "privilégio" de Diamantina, pois se trata de um nó a ser desatado em todos os cantos do planeta. E em muitos outros aspectos e sentidos, sendo que esse talvez seja dos menos danosos. Será que Diamantina vai ficar a reboque da realidade? Estamos aguardando atentos para ver!

Começa a funcionar este mês o sistema de estacionamento rotativo em todo o Centro Histórico da antiga Vila Rica, na Região Central, a 95 quilômetros de Belo Horizonte. Esta semana, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Ouro Preto (Ourotran) vai implantar os postes sinalizadores nos locais permitidos da Praça Tiradentes, onde passam, diariamente, no horário de pico, cerca de 5 mil veículos, e ruas próximas, como a São José, Flores e outras de comércio e movimento intenso de veículos. Com o serviço, a prefeitura cumpre mais uma etapa do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado no ano passado com o Ministério Público Estadual (MPE) para resolver os graves problemas de circulação de carros na cidade, que irritam moradores e visitantes e põem em risco a integridade da arquitetura colonial.

Até o fim da semana, terminam as obras do calçadão da Praça Tiradentes, com previsão de inauguração em 8 de julho, aniversário da cidade. A intervenção já realça os belos contornos do espaço e limpa a paisagem de um dos cartões-postais mais famosos do Brasil, antes apinhada de carros. Aprovada pelo Programa Monumenta/Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com execução da prefeitura, a nova área central, contornada por meio-fios, tem 80 metros de comprimento e 4 metros de largura (em média), dividida em duas partes – uma de 35m e outra de 40m, com ilhas para direcionar o tráfego.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Um comentário:

  1. Como sempre. esse blog "pões a mão na massa" ao colocar em destaque o problema do trânsito. Em post anterior(As melhores e piores listas do mundo, de 25/05/09)já se anunciava algo nesse sentido.
    Convenhamos, o problema é grave e vem se agravando a olhos vistos. E não é "privilégio" de Diamantina, pois se trata de um nó a ser desatado em todos os cantos do planeta. E em muitos outros aspectos e sentidos, sendo que esse talvez seja dos menos danosos.
    Será que Diamantina vai ficar a reboque da realidade? Estamos aguardando atentos para ver!

    ResponderExcluir