segunda-feira, 22 de junho de 2009

Probido cantar, brincar e amar

Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca." (Eduardo Galeano)

A comunidade "blogueira" de Diamantina está crescendo. A ótima frase acima foi "colada" do mais novo blog da cidade: Diamantina Revista. Desenvolvido pelo Martini, o espaço pretende "revisar" a cidade ao dialogar com a sociedade sobre seus fatos políticos, culturais e sociais. Seja bem-vindo, vida longa ao Diamantina Revista!

Voltando à frase incial lembrei-me de uma placa que vi em um clube de uma cidade do interior: "São proibidas cenas de amor na beira da piscina". Estamos mais aliviados, pois ainda existe gente que canta, brinca e cultiva o amor.

Comentário do Grilo:

De fato. Parece-me cada vez mais difcil perecber adultos assumindo esses comportamentos que considero fundamentais para a sobrevivência dos seres humanos.
Como vivemos em uma sociedade mundial (com raríssimas excessões) totalmente "financeirizadas", em que os $$$ falam sempre mais alto, e que a norma vigente é "tempo é dinheiro", qual seria o valor do brincar, das atividades lúdicas, que somente consomem o tempo.
Esquecemos quase sempre os fundamentos sobre os conhecimentos que estruturam a formação bio-psiquico-social dos seres humanos, em que as atividades lúdicas e de reperesentação/imitação do real são fundamentais para a estruturação da personalidade humana.
Seria por isso que a maioria das pessoas andam tão (pre) ocupadas, remetendo o Lazer e a Diversão sempre para o futuro:para o final de semana, feriado, férias e aposentadoria. E a Vida, não estaria ocorrendo AGORA?
Aproveito para citar aqui um grande livro que aborda essa temática de forma exemplar, em caráter de verdadeira denuncia. Trata-se de "Amar e Brincar: Fundamentos esquecidos do humano. de Humberto MATURANA (Filósofo e Biólogo) e Gerda Verden-Zoller (Educadora alemã). Editado pela Ed. Palas Athena. Vale conferir!

Um comentário:

  1. De fato. Parece-me cada vez mais difcil perecber adultos assumindo esses comportamentos que considero fundamentais para a sobrevivência dos seres humanos.
    Como vivemos em uma sociedade mundial ( com raríssimas excessões) totalmente "financeirizadas", em que os $$$ falam sempre mais alto, e que a norma vigente é "tempo é dinheiro", qual seria o valor do brincar, das atividades lúdicas, que somente consomem o tempo.
    Esqueçemos quase sempre os fundamentos sobre os conhecimentos que estruturam a formação bio-psiquico-social dos seres humanos, em que as atividades lúdicas e de reperesentação/imitação do real são fundamentais para a estruturação da personalidade humana.
    Seria por isso que a maioria das pessoas andam tão (pre) ocupadas, remetendo o Lazer e a Diversão sempre para o futuro:para o final de semana, feriado, férias e aposentadoria. E a Vida, não estaria ocorrendo AGORA?
    Aproveito para citar aqui um grande livro que aborda essa temática de forma exemplar, em caráter de verdadeira denuncia. Trata-se de "Amar e Brincar: Fundamentos esquecidos do humano. de Humberto MATURANA (Filósofo e
    Biólogo) e Gerda Verden-Zoller (Educadora alemã). Editado pela Ed. Palas Athena. Vale conferir!

    ResponderExcluir