terça-feira, 30 de junho de 2009

SECTUR agradece e parabeniza diamantinenses

Fonte:  ASCOM Prefeitura de Diamantina

DSC00700 Em carta aos moradores, a Secretária de Cultura e Turismo de Diamantina, Márcia Betânia de Oliveira Horta, parabenizou e agradeceu a todos pelo empenho e resultados obtidos por ocasião das manifestações de Corpus Christi.

Na correspondência, Márcia Horta ressaltou o esforço da Sectur no sentido de “incentivar práticas como essas às novas gerações e promover trocas de experiências” a fim de “fortalecer a preservação do patrimônio imaterial” de Diamantina.

A Secretaria foi responsável direta pela mobilização da comunidade durante a festa religiosa, uma das mais tradicionais e bonitas da cidade. O resultado foi bastante positivo. A população participou ativamente, confeccionando lindos tapetes e enfeitando as sacadas com colchas e folhagens, como bem reza a tradição diamantinense – “uma riqueza cultural digna de registro e cuja preservação está sendo incentivada por ações da Sectur, como é o nosso objetivo”, comentou o prefeito Padre Gê, por ocasião da festa.

Abaixo, na íntegra, a carta enviada aos moradores pela Secretária de Cultura e Turismo, Márcia Horta:

“Prezados Moradores,

É com muita satisfação que viemos, através deste, agradecer a disposição com que realizaram a confecção dos tapetes decorativos e também enfeitaram suas janelas e sacadas com colchas e folhagens coloridas no dia de Corpus Christi, colaborando com uma das tradições populares de nossa cidade.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, através da Coordenadoria de Memória e Patrimônio vêm, ao longo dos meses, desenvolvendo estratégias de apoio e valorização das manifestações culturais em Diamantina e, principalmente o trabalho da comunidade que executa com zelo e cuidados esta tradição.

Para a Semana Santa e a Procissão de Corpus Christi, distribuímos o material necessário para a confecção dos tapetes sob a coordenação da paróquia de Santo Antônio. Enviamos cartas a todos os habitantes dos itinerários relativos às atividades em questão, lembrando de atitudes cidadãs que poderiam ser espontaneamente realizadas. Desde o não estacionar carros nos trajetos, bem como, o convite à colaboração de todos para a manutenção da tradição. Aos meios de hospedagem fizemos também uma abordagem direcionada. Após terminado o ciclo da manifestação realizamos reuniões de avaliação compartilhada visando rever as estratégias, o envolvimento e os resultados. Acreditamos em estratégias educativas e de sensibilização e iremos investir em tais procedimentos pois deles esperamos gerar a sustentabilidade. Para a preservação das tradições precisamos de políticas públicas e é com este objetivo que iremos trabalhar. Além de políticas públicas, a iniciativa em rede também é indicada como umas das estratégias eficazes. O sucesso se deve a um conjunto de sujeitos envolvidos.

A intenção da Secretaria é incentivar práticas como essa às novas gerações e promover trocas de experiências através de oficinas temáticas, fortalecendo a preservação do nosso patrimônio imaterial. Fiquem atentos todos, pois no segundo semestre iremos realizar oficinas de confecção de tapetes de ruas, assim como outras vinculadas às nossas manifestações.

Parabenizamos a todos pelos resultados alcançados!

Diamantina, 24 de junho de 2009 

Márcia Betânia de Oliveira Horta

Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio”

Nenhum comentário:

Postar um comentário