quarta-feira, 8 de julho de 2009

Spix e Martius

viagem pelo brasilPatrocinados  pelo rei da Bavaria, em 1817 os pesquisadores Johana Baptist von Spix  e Carl Friedrich  Philipp von Martius iniciaram no Brasil uma das mais importante expedições científicas de reconhecimento da América do Sul. Durante trê anos os cientistas percorreram as províncias do Rio de Janeiros, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Pará e Amazonas. Em Minas Gerais os dois cientistas realizaram o caminho entre Ouro Preto e Arraial do Tijuco.

Spiux e Martius colecionaram e resgistraram umasérie de informações sobre botânica, zoologia, mineralogia e etnografia do Brasil. O resultado dessa  importante  expedição pode ser apreciado na obra  "Viagem pelo Brasil".

Por falar em riqueza, indico o site Flora Brasiliensis que disponibiliza um rico acervo de imagens digitalizadas em alta reesolução  . A Flora Brasiliensis, iniciativa de Martius  é base para toda a Botânica Sistemática Brasileira, foi um árduo trabalho. Sessenta e seis anos foram necessários para sua conclusão, que contou com a colaboração de botânicos de diversos países. São 40 volumes, onde estão descritas 20.000 espécies, das quais 6.000 eram desconhecidas na época. Mais de 3.000 estampas ilustram a obra. Depois da morte de von Martius a direção da obra foi continuada por Urban, que a concluiu em 1906.

Nenhum comentário:

Postar um comentário