domingo, 9 de agosto de 2009

Filme em Minas - Lançamentos

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a Cemig e a Fundação Clóvis Salgado realizaram  entre os dia 07 e 09 de asgosto a mostra Filme em Minas - Lançamentos. Na programação foram apresentados nove filmes realizados com recursos da 3ª edição do Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual, contemplados nas categorias curtas-metragens, documentários em vídeo e finalização.

Entre os filmes apresentados destacamos o documentário Sertão Caxa Morra, dirigido por Lilian Oliveira, Diretora do Museu do Diamante, e Esutáquio Neves, um dos grandes fotógrafos brasileiros, ambos moradores de Diamantina.

Sertão Caxa Morra | Lílian Oliveira e Eustáquio Neves, 2009, 20min, digital

O documentário é resultado de dois anos de pesquisa, convívio e da construção de laços de amizade. Desde o início tínhamos interesse na estrutura narrativa das histórias contadas por diversos moradores, amigos e familiares dos três irmãos ex-caçadores de onça do Caxamorra na região de Inhaí. A princípio, nos parecia “lenda” ou “histórias de caçadores”. Uma pequena equipe vai ao encontro das histórias de caças de Sr. Olício, Adão e Sebastião. O encontro com os irmãos começa desde o início a revelar a essência de viver em lugar tão ermo, em meio a árvores seculares, nascentes diversas num profundo silêncio rompido quase sempre por bandos de pássaros e o campear o gado. Ambos de boa prosa, a espera de alguém que lhes dê escuta, nos revelaram ricas narrativas na experiência das caçadas. Curiosamente ambos elegeram sem que um soubesse da escolha do outro as mesmas passagens em três caçadas reafirmando uma forte memória compartilhada. SERTÃO CAXAMORRA desvela homens de coragem noite adentro no encontro com “ela” a onça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário