quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Velha Guarda da Mangueira em Diamantina

Como parte da programação da Semana JK, amanhã, 11/09, a Velha Guarda da Mangueira fará show na Praça do Mercado ás 22 horas. Veja abaixo um pouco da história do grupo.

Fonte: Site da Velha Guarda

Buscando valorizar seus compositores e mostrando que Mangueira não era só Carnaval, mas muito mais que isso, os veteranos da Estação Primeira criaram, em 1956, a Velha Guarda da Mangueira.Dessa primeira formação fizeram parte os mesmos compositores notáveis da fundação e o objetivo foi cumprido: divulgar a qualidade da música dos grandes compositores do morro e preservar a memória da Mangueira.

Como árvore frondosa, a Mangueira frutificou generosamente ao longo dos anos. À sua sombra, abrigam-se hoje novos movimentos culturais, sociais e esportivos, que dão contornos específicos a uma comunidade investida de cidadania e melhores perspectivas. Estas sucessivas gerações trazem sempre a força e a legitimidade de suas vigorosas raízes.

Memória viva deste enredo é a Velha Guarda da Mangueira Show, grupo composto por dez sambistas de notória representatividade na comunidade do samba.De 1956 a 1988 várias substituições foram feitas até chegar a formação atual com um grupo show que faz apresentações por todo o Brasil e exterior. Trabalhando juntos desde 1988, o grupo tem, a partir de 1990, a direção musical e artística de Josimar Monteiro, violonista 7 cordas, que chegou à Mangueira, substituindo o violonista Aluísio Dias, parceiro de Cartola. Com o último CD lançado em 1999, a Velha Guarda da Mangueira viajou para França, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Áustria. Foi ainda indicado ao prêmio máximo da música internacional o “Grammy Latino 2000”, na categoria melhor CD de Samba, quando todo o grupo viajou para Los Angeles para assistir a indicação de camarote.

Eis a sua formação hoje: Tia Zélia, Soninha, Zenith, Erivá, Sapoty, Ary, Genuíno, Mocinho, Rody e Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário