sábado, 14 de novembro de 2009

Diamantina ilustrada

Fonte: Editora Casa 21

image

No sexto volume da coleção, a série “Cidades Ilustradas”, percorre o coração de Minas Gerais e busca nas ruas, igrejas e esquinas novas formas para desenhar algumas das mais famosas e preservadas cidades históricas do Brasil. Numa mistura de cores e traços divertidos, o ilustrador Marcelo Lelis, reúne um pouco das lendas, costumes e personagens locais no livro Cidades do Ouro.

image

Além dos desenhos de pontos da cidade, o livro cita um personagem marcante: Janjão Sabá Gamu.

Me dá um pouco do seu uísque?.
De novo? Vais acabar ficando tonto, Sabá.
Não enche. Ou melhor, encha o copo, vai!
Por que você bebe tanto, Sabá?
Não sou eu, é o Zé Pilinta.
Quem?
É! Quem pede bebida é o Zé Pilinta.
E quem é esse tal de Zé Pilinta?
É um espírito errante. Ele me acompanha há anos.
Tá bom, conta outra.
Acredita não? Tem mais, sou negro forro e vim da Etiópia em 1956.
Etiópia, é?

image

Sim, meu nome é Janjão Sabá Gamu e sou sobrinho da Chica da Silva.
Dá aqui essse copo, Sabá, você já não fala coisa com coisa…
L'art, c'est la pensée humaine
Qui va brisant toute chaîne !
L'art, c'est le doux conquérant !
A lui le Rhin et le Tibre !
Peuple esclave, il te fait libre ;
Peuple libre, il te fait grand !
E agora, quem baixou aí foi o Alan Kardec?
Meu nobre e ignorante interlocutor, por acaso já ouvistes falar em
Victor Hugo?
Quem?
Me dê por favor meu copo porque tenho uma longa noite pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário