quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Diamantinense campeão da Corrida de São Silvestre

Fonte: São Silvestre

Acervo/Gazeta PressComo todo bom mineiro, o corredor João da Mata fez tudo quietinho: treinou duro sem chamar atenção. E foi assim que ele se tornou o campeão da Corrida Internacional de São Silvestre, em 1983, deixando para trás mais de 10.000 competidores. O representante do Clube Atlético Mineiro, aos 30 anos, concluiu os 12.600m da prova em 37min39s19. Com o resultado, Da Mata passou a ser um dos maiores fundistas do país.

Nascido em Diamantina, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, o atleta disputou a Corrida Internacional de São Silvestre a partir de 1976. E os anos seguintes à vitória de 1983 foram marcados por várias contusões, que impediram Da Mata de impor seu ritmo e repetir o desempenho desta corrida. Seu melhor resultado, depois disso, acabou sendo o 11º lugar em 1988.

O sargento da Polícia Militar de Minas Gerais tem outros bons resultados em seu currículo: bicampeão da Minimaratona da Independência (83 e 84), 30º colocado na tradicional Maratona de Nova York (83), com o tempo de 2h15min, e, no mesmo ano, vice-campeão sul-americano nos 5 e 10.000m.

A maior frustração do atleta foi não ter participado da Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984. Da Mata conseguiu o índice para os Jogos, mas sofreu uma distensão muscular, quando competiu a Maratona do Rio de Janeiro, e deixou o sonho olímpico escapar. Em 1995, já com 42 anos, o mineiro venceu a Corrida Internacional de São Silvestre, na categoria de veteranos.

2 comentários:

  1. Fernando, tive o prazer de assitir a chegada do João da Mata, pela TV. Época em que a corrida era disputada a noite. Uma vitória grandiosa, sem dúvida, merecedora de toda homenagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem um potencial esportivo muito grande, mas os atletas carecem de apoio. Infelizmente, aqueles que vencem têm exposição momentânea na mídia e rapidamente são esquecidos.
    Obrigado pela visita. Grande abraço

    ResponderExcluir