quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Governo de Minas Gerais investe no acesso aos parques naturais

Fonte: Portugal Digital

O Governo de Minas está investindo cerca de R$ 43,3 milhões na melhoria de cem quilômetros de estradas que levam a sete parques naturais implantados no Estado, por meio do programa “Melhoria de Acesso aos Parques”, executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Em cinco deles – Parque Estadual do Ibitipoca, Serra do Brigadeiro, Parque Nacional do Caparaó, Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Rio Doce – as obras já começaram, facilitando o acesso dos visitantes. Outros dois trechos que dão acesso aos parques estaduais de São Gonçalo do Rio Preto (13,5 quilômetros) e do Pico do Itambé (nove quilômetros) também serão beneficiados.

Por se tratar de áreas de preservação, estão sendo utilizados bloquetes, calçamento e não apenas asfalto, como é o caso do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, o mais visitado do Estado. Por ano, a unidade de conservação recebe cerca de 60 mil visitantes. Dos 27 quilômetros do acesso por Lima Duarte ao parque, sete quilômetros já foram concluídos.

A expectativa é aumentar ainda mais o volume de visitantes, segundo afirmou o gerente João Carlos Lima de Oliveira. “Com certeza, o número de visitantes tem aumentado por conta dessa melhoria. Carros mais simples estão tendo acesso à região e estamos preparados para atender este aumento de visitantes”, disse. Além de atrair mais turistas, as obras também beneficiam os moradores do distrito de Conceição do Ibitipoca, próximo ao parque, que passam a contar com melhores condições de deslocamento, destacou o gerente.

Do total dos trechos contemplados pelo programa, também já foram concluídos seis dos 21,7 quilômetros que levam ao Parque da Serra do Brigadeiro, a partir de Fervedouro. Nesse trecho, 17 quilômetros da rodovia já estão com terraplenagem concluídas. Também o Parque Estadual da Serra do Papagaio está ganhando um novo acesso, a partir de Alagoa. Serão 36,6 quilômetros, dos quais em 15,1 quilômetros o serviço de terraplenagem está pronto. A construção de 16 quilômetros de via para acesso ao Parque do Rio Doce, a partir de Marliéria, está em fase inicial, apenas com terraplenagem iniciada.

Leia mais clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário