quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Proteção para cidades históricas de Minas ganha reforço

Fonte: UAI

A proteção do patrimônio histórico em Minas Gerais foi reforçada com a aquisição de quatro veículos autobomba para combate a incêndio, projetados exclusivamente para atender as cidades históricas. Eles serão destinados às unidades do Corpo de Bombeiros em Diamantina, Ouro Preto, São João del-Rei e Sabará. Os carros especiais foram adquiridos pelo governo do estado, com investimento de R$ 2,2 milhões (R$ 557 mil cada um), com recursos arrecadados por meio da taxa de incêndio.

Os veículos autobombas foram projetados para romper alguns obstáculos das cidades históricas, como ruas estreitas, acidentadas e escorregadias. Além da tração 4x4, os carros especiais são mais curtos, com formato adaptado para passar em ruas estreitas e becos. Cada um deles conta com um tanque com capacidade para 5 mil litros de água.

Diamantina foi a primeira cidade a ser atendida com o novo equipamento, entregue pelo vice-governador Antonio Anastasia e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvam de Almeida Sá, na semana passada, quando ocorreram também as solenidades de entrega dos carros em Ouro Preto e São João del-Rei. A unidade do Corpo de Bombeiros de Sabará vai receber o veículo no dia 17.

A expectativa do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Diamantina é que o veículo especial facilite os deslocamentos pelas ladeiras do Centro Histórico, tornando mais rápido o atendimento das chamadas. A unidade é responsável por 50 municípios, incluindo outra cidade histórica, o Serro, distante 90 quilômetros do antigo Arraial do Tejuco.

O coordenador municipal de Projetos da Prefeitura de Diamantina, Carlos Emanuel Lopes Ferreira, ressalta que o equipamento do Corpo de Bombeiros vem somar-se a outras ações para a proteção do acervo do município, que conta com diversas igrejas, museus, sobrados e todo o Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Para o diretor de Conservação e Restauração do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Renato César de Souza, “os veículos especiais recebidos pelo Corpo de Bombeiros são essenciais para as cidades históricas”. Porém, ele ressalta que também é preciso conscientização sobre o trabalho preventivo nos municípios que contam com bens tombados pelo patrimônio histórico. “É importante que sejam formadas brigadas voluntárias contra incêndios – inclusive o Corpo de Bombeiros tem um programa voltado para isso. Temos que manter um trabalho de vigilância constante, verificando se os hidrantes estão instalados corretamente, e observar outros aspectos como as condições da fiação", afirma Renato César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário