sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Origem da expressão mineira "UAI"

Fonte: descaradamente "furtado" do excelente blogdobanu

Segundo o odontólogo Dr. Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os in centivou a lhe pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Es tado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portu guesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica , recebiam os compa nheiros com as três batidas clássicas da Ma çonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é ? E os de fora respondiam : UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa se nha a porta seria aberta aos visitantes.

Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorpora ram ao vocabulário quotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem. Uai, sô!

Um comentário:

  1. Fernando, abaixo, comentário postado no Micuim, em março deste ano, sobre a ORIGEM DA PALAVRA UAI:
    Saul comentou:
    16/03/2009, às 14:55
    Uai, descobrir a verdadeira origem de palavras, expressões e ditados populares é realmente muito difícil. Sobre o nosso gostoso “uai”, a origem que conhecia era outra, registrada por Eduardo Marques (http://emarquesbh.blogspot.com/2008/02/estada-estadia-e-origem-do-uai.html):“A explicação é que quando a extração do ouro de aluvião, que era retirado dos rios na bateia, que era uma espécie de peneira, ficou muito complicada, os portugueses tiveram que achar alternativas e eles começaram a procurar no subsolo, ou seja em minas. Só que nossos colonizadores não tinham o conhecimento para isso, portanto, resolveram chamar os ingleses, que já haviam passado pelo processo da “Revolução Industrial”.

    Os britânicos conheciam as máquinas, mas não conheciam o processo, dai a necessidade de fazerem mil e um questionamentos, “como” , “onde” e principalmente “porque”, então eles perguntavam muito “Why?” , só que a mineirada ouvia uai, e ai ficou uai.”

    Curioso, descobri no Houaiss que, nos Açores, também se usa “uai”, com o significado de “ah” ou “Oh”. Não sei se lá havia tbém ingleses ou maçons… Quem sabe um dia a gente ainda descubra. Abraço

    ResponderExcluir