terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Parque Estadual do Rio Preto

Fonte: blog do Governo de Minas

O Parque Estadual do Rio Preto está localizado a 56 km da cidade histórica Diamantina e, desde 1991, é uma das Unidades de Conservação (UCs) abertas ao público de Minas Gerais, sob a coordenação do Instituto Estadual de Floresta (IEF). Também pudera, suas nascentes e grande diversidade natural merecem ser protegidas de qualquer ação do homem.

Dentre os destaques que o parque apresenta, um deles não está atrelado às suas belezas naturais, mas sim a uma lenda que os moradores da região contam até os dias de hoje. A história começa na antiga área de mineração, que segundo relatos, era onde se escondiam escravos fugidos que conheciam bem a mata por terem trabalhado na Estrada Real. De lá, apenas alguns conseguiram fugir para os quilombos no interior da Bahia.

Parque Rio Preto

E por falar em Estrada Real, está dentro do parque o primeiro marco de referência do trajeto. Mais precisamente, o marco está localizado no mirante que leva o próprio nome da estrada, e para chegar até lá é necessário um caminhada de 2,1 quilômetros. Uma jornada que vale a pena, pois de lá pode-se avistar o Pico Dois Irmãos e trechos do Rio Preto.

Os atrativos são tantos no Parque Estadual do Rio Preto que foram feitos quatro roteiros diferentes para que o turista possa se guiar. No Roteiros dos Mirantes, as mais belas paisagens podem ser vistas; no Roteiro Convivência com Fauna e Flora estão listados lugares específicos onde é possível ver toda a diversidade de animais e plantas em meio aos poços, como o Poço Vau Bravo onde os turistas podem se banhar.

Parque Rio Negro

"Água mole pedra dura, tanto bate até que fura". Algumas das formações rochosas do parque são frutos das batidas constantes da água. Crédito: Evandro Rodney e Bernadete Amado, respectivamente

E para quem gosta de nadar em águas naturais, as opções continuam no Roteiro Praias de Rios e Cachoeiras. As inúmeras cachoeiras trazem grandes quedas d’água, como a Cachoeira do Crioulo que conta com uma queda de 30 metros e uma praia de areia branca. E por último tem-se o Roteiro das Pinturas Rupestres que é constituído de quatro lapas onde estão presentes essas figuras rupestres, algumas ainda não estudadas. Para este roteiro é necessário o acompanhamento de um guia.

Com um das principais infraestruturas das unidades de conservação de Minas, o Parque do Rio Preto conta com um centro de visitas, doze alojamentos e área de camping, quiosques e churrasqueiras. Por ano, cerca de 15 mil visitantes passam pelo parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário