domingo, 17 de janeiro de 2010

Cachorros e baratas invadem a cidade

fotos teila 189 A foto ao lado foi clicada hoje, manhã de domingo, próximo ao Largo Dom João. No total, consegui contar dezesseis cachorros que andavam por ali. A imagem ilustra um probelma que já foi abordado outras vezes aqui no Passadiço Virtual. É impressionante o número de cachorros soltos pelas ruas da cidade. Um sério problema de segurança e saúde pública.

Não tenho nada contra os animais, até acho alguns bonitinhos e simpáticos. Contudo, segundo veterinários, esses animais soltos nas ruas podem transmitir doenças como micoses, verminoses e raiva. As fezes podem liberar vermes ou o protozoário giárdia, que causa a giardíase. Isto pode causar dores abdominais, diarréias e vômitos. Além disso, há a questão da possibilidade de ataques, principalmente para crianças e idosos.

fotos teila 192 Diariamente presenciamos cidadãos sendo atacados por esses animais que são abandonados ou mal-tratado por seus donos irresponsáveis. Os ciclistas, caminhantes e corredores são os alvos principais dos cães. Coincidentemente, no sábado encontrei com um amigo que foi atacado por dois cães quando realizava uma corrida durante sua hora de lazer. Agora, imobilizado, está tomando vacina anti-rábica e desanimado a retornar ao seu lazer saudável.

Já que estamos falando de animais que invadem nossa cidade, aqui vai mais um alerta. Todos que andam nas proximidades da Praça do Mercado Velho e Beco da Tecla já notaram a quantidade de baratas que passeiam calmamente pelas ruas. A presença delas já é uma tradição naquele local. Porém, na última sexta-feira, a situação estava muito pior. O principal cartão-postal da cidade foi literalmente invadido por centenas desses insetos. Essa situação  é inadimissível em qualquer cidade, principalmente em uma que pretende ser reconhecida como turística.

Passamos a palavra ao poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário