quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Carnaval das Cidades Históricas Mineiras chega em sua segunda edição

Fonte: Estado e Minas

Faltando pouco menos de um mês para o início da maior festa popular do país, o carnaval, o clima de folia começa a contagiar algumas cidades históricas de Minas, que todos os anos atraem foliões de várias partes do Brasil e lotam pousadas, hotéis, pensões e repúblicas, transformando o evento em um festival de irreverência e alegria. Este ano, a segunda edição do projeto Carnaval das cidades históricas mineiras, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas, vai reunir no circuito mais três cidades: Diamantina, Sabará e Tiradentes que se juntam ao trio Mariana, São João del-Rei e Ouro Preto, incluídas na programação desde o ano passado.

A programação oficial do evento, que busca valorizar o carnaval tradicional de rua, será conhecida nesta quinta-feira, às 14h, na Praça da Liberdade. Além da secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, e da superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Nora Vaz de Mello, os secretários de Cultura das seis cidades participantes estarão presentes.

Depois do lançamento oficial, uma pequena amostra do que vai ocorrer nas cidades históricas promete contagiar quem passar pela Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Manifestações artísticas e performances de integrantes de blocos e grupos carnavalescos dos municípios históricos vão se apresentar próximo ao coreto. A Banda Santa Cecília, a Escola de Samba Mirim Unidos da Lata, os bonecos gigantes do Zé Pereira da Chácara, o grupo Viola de Folia de Outro Preto e o Bloco das Domésticas de Diamantina já confirmaram presença.

O Carnaval da cidades históricas mineiras foi lançado em fevereiro de 2009 e tem como objetivo valorizar os blocos carnavalescos, escolas de samba, bailes, marchinhas, corsos e bonecos gigantes, tornando a folia ainda mais atraente para turistas e visitantes, oferecendo mais conforto, segurança e diversão, por meio de ações em comum entre cada prefeitura. Para o próximo ano, a expectativa da organização é de que mais cidades integrem o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário