sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Semana Santa: Paixão de Cristo à moda mineira

Fonte: O Globo

Comemorações da Semana Santa na cidade de Diamantina, em Minas Gerais/ Foto: Bruno AgostiniPassado o carnaval os viajantes já começam a olhar para a Semana Santa, feriado que este ano acontece de 2 a 4 de abril, o Domingo de Páscoa. Em Minas Gerais desfilam cortejos de tradições centenárias. Tendo o casario colonial e as igrejas barrocas como pano de fundo, cidades históricas como Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Diamantina celebram a data com missas, procissões, tapetes coloridos e muita animação - porque, além de religioso, mineiro também é festeiro. E ninguém encena a Paixão de Cristo ou malha Judas com tanta beleza quanto eles. Porque "Os romeiros sobem a ladeira/ cheia de espinhos, cheia de pedras/ sobem a ladeira que leva a Deus/ e vão deixando culpas no caminho", como escreveu Carlos Drummond de Andrade em seu poema "Romaria". Porque os romeiros, a Semana Santa e as igrejas de Minas formam um lindo conjunto, ainda mais belo nesta data.

Com exceção de Diamantina, a 750 quilômetros do Rio, os destinos deste roteiro sacro estão pertinho, alcançados em viagens de cerca de quatro horas de carro, sob medida para um fim de semana prolongado. Saiba o que cada uma das cidades tem de melhor e programe o seu feriado.

DIAMANTINA: A 750 quilômetros do Rio, tem um espetáculo grandioso, uma superprodução digna de cinema. A cidade de Juscelino Kubitschek recruta uma centena de soldados romanos uniformizados para encenar a Paixão de Cristo, na manhã da Sexta-Feira Santa. Além deles, há mais cerca de 200 personagens, usando trajes de época, incluindo Maria, que acompanha o sofrimento do filho. O cortejo passeia pelas ruas da cidade conduzindo Jesus Cristo carregando a cruz pela Via Sacra. À noite acontece a Procissão do Sepultamento, novamente com a participação da Guarda Romana. Mulheres vestidas de negro levam velas acesas e o cortejo conta ainda com jovens vestidos com túnicas brancas. No Domingo de Páscoa a cidade se enfeita com grandiosos tapetes coloridos preparados com areia, serragem tingida, pó de café, cal e flores, e nas janelas das casas são penduradas colchas e panos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário