terça-feira, 2 de março de 2010

Informativo sobre o transporte público

Fonte: Assessoria do Vereador Cícero Teixeira

O transporte público no município de Diamantina sempre foi uma questão importante a ser resolvida devido a um histórico de problemas e insatisfações principalmente por parte dos usuários. A melhoria do transporte sempre foi uma bandeira de luta desde as gestões em que estivemos à frente do Diretório Central dos Estudantes da UFVJM, permanecendo até os dias de hoje.

Muitas negociações têm sido feitas para as melhorias necessárias e desde outubro de 2009 este processo foi intensificado para que, ao vencimento da licitação vigente até 31/01/2010, as condições almejadas pudessem ser contempladas. Foram realizadas várias reuniões com a participação do Prefeito Municipal, do Reitor da UFVJM, do vereador Cícero Teixeira, de representantes do DCE-UFVJM e das Secretarias de Obras e Administração da Prefeitura. Alguns pontos relevantes já foram discutidos e alguns avanços foram alcançados, entre eles:

- Formulação de um Edital de Licitação participativo, onde todos os setores interessados opinaram para que os itens contivessem todas as demandas necessárias. O edital será publicado no dia 01/03/2010 e estará disponível para consulta em 03/03/2010.

- O edital é composto de 105 páginas, e apresenta um projeto básico, contendo toda a estruturação do empreendimento, inclusive planilha de custos.

- Este edital exigiu obrigatoriamente qualidade e segurança do transporte e de acordo com o aumento da demanda, a empresa terá de garantir o aumento dos veículos.

- A licitação terá sua fase de habilitação até o dia 22/04/2010, e as empresas que apresentarem toda a documentação, deverão entregar sua proposta comercial em 05 dias.

- A visita técnica das empresas para que elas possam analisar o funcionamento do transporte ocorrerá entre os dias 22 a 26 de março, partir 14hs.

- Foi contratada uma empresa (Locavel) por um período de 90 dias para prestação do serviço até o término do período licitatório, para que nenhum usuário tenha problemas.

- Os horários dos ônibus serão mantidos, mas alguns pontos foram modificados na tentativa de melhorias. Os pontos são: Diamante Pálace Hotel, Marques Center, Largo Dom João, Bar Amendoim, Pedra Grande, rua do Tijuco (mudança da Praça Brasília), Pão de Santo Antônio e Campo do Tijuco.

- A empresa que vencer a licitação poderá revisar horários,  itinerários e tarifas, mas precisa que comprovar necessidade para Universidade, Prefeitura e Ministério Público.

- As placas de localização dos pontos estão sendo confeccionadas e serão afixadas dia 03/03/2010.

- O projeto das marquises nos pontos de ônibus  já está pronto e a Prefeitura Municipal já está em busca de recursos.

Entendemos perfeitamente que os problemas ainda não foram resolvidos, portanto acompanharemos sempre o andamento dos trabalhos para que ao final dos prazos alcancemos os resultados que tanto aguardamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário