sexta-feira, 19 de março de 2010

Programação da Semana Santa em Diamantina 2010

semana santa

Sexta-feira (18/03) a Quinta-feira (25/03)

Tem início o Setenário das Dores, na sexta-feira que antecede o Domingo de Ramos, com celebrações diárias na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Sexta-feira (26/03)

Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana, às 19 horas, e Procissão de Nossa Senhora das Dores, que representa a figura de Maria na dimensão do sofrimento e da dor, acompanhando Cristo no caminho do Calvário.

Trajeto: Ruas do Bonfim e do Rosário; praças do Mercado e Conselheiro Mata; ruas Direita, Vieira Couto, Contrato e Bonfim.

Domingo de Ramos (28/03)

O Domingo de Ramos tem origem bíblica e está ligado à entrada de Jesus pela última vez em Jerusalém, quando o povo o aclamou, cobrindo o caminho que ele passaria com ramos e marcando assim sua chegada solene.

Bênção dos ramos às 9 horas, na Praça Dr. Prado, e Procissão em direção à Catedral.

Cantata de Páscoa as 20 horas, na Praça da Catedral

* Segunda, terça e quarta-feira (29, 30 e 31/03)

Celebração Eucarística, às 18 horas, e Oração Litúrgica do Ofício das Trevas, às 19 horas, na Catedral Metropolitana.

Terça-feira (30/03)

Procissão do Depósito, às 20 horas, que leva a imagem do Nosso Senhor dos Passos da Igreja São Francisco para a Catedral.

Trajeto: Saindo a Igreja São Francisco; Praça JK; Rua Direita, Praça da Catedral.

Quarta-feira (31/03)

A Quarta-feira Santa é o dia da Procissão do Encontro. Na porta da Catedral Metropolitana, às 20 horas, será celebrado o Sermão do Encontro, que narra quando Maria encontra seu Filho. Logo após, terá início a Procissão dos Passos, em que Nossa Senhora é levada para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, e Nosso Senhor, para a Igreja São Francisco.

Trajeto: Praça da Catedral; ruas Direita, Vieira Couto, Contrato e do Rosário; praças do Mercado e JK.

 Quinta-feira (01/04)

Celebração da Ceia do Senhor, com a cerimônia de lava-pés, às 19 horas, na Catedral Metropolitana.

Sexta-feira (02/04)

Na Sexta-feira da Paixão, a Via Sacra será encenada ao vivo, a partir das 9 horas, mostrando o caminho que Jesus percorreu de Jerusalém até o calvário para ser morto. Na tradição, a Via Sacra é composta por 14 estações, mas de algum tempo para cá se incluiu uma 15ª para dizer que Jesus não ficou parado na morte, na sepultura, mas ele ressuscitou, seria a vida plena na ressurreição.

Trajeto: Saindo da Igreja do Bomfim.

Às 19 horas, na porta da Catedral, haverá o Sermão do Descendimento da Cruz. Aparecem aí as figuras bíblicas José de Arimatéia e José de Nicodemos, que colocam o corpo de Jesus em um esquife, tendo ao lado a figura da Virgem.

É a hora, então, da Procissão do Sepultamento do Senhor, com a Cruz da Penitência à frente, seguida pelo estandarte que lembra a bandeira romana, em posição horizontal, em sinal de luto. Ao centro, mulheres vestidas de negro representam as Santas Mulheres que acompanharam a Paixão de Cristo, ladeadas pelas irmandades que conduzem velas acesas. À frente do esquife, conduzido sob o secular pálio roxo bordado a ouro, segue a tradicional Guarda Romana, composta por 200 homens trajados a caráter. Outras figuras bíblicas aparecem: os 12 Apóstolos, Salomé, Madalena, a Rainha de Sabá, além de um grupo de jovens vestidos de túnicas brancas conduzindo os martírios. Música fúnebre é executada pela Banda do 3º Batalhão da PMMG e a figura de Maria Beú canta, de quando em quando, a Paixão de Cristo, em latim.

Trajeto: Praça da Catedral; Ruas Direita, Vieira Couto, Contrato e do Rosário; praças do Mercado e Conselheiro Mata; Rua Direita; Praça da Catedral; ruas da Quitanda e do Carmo.

Sábado (03/04)

Dia de recolhimento e oração. Durante todo o Sábado Santo, a imagem do Senhor Morto permanecerá para visitação dos fiéis, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. A Vigília Pascal será celebrada às 21 horas, na Catedral Metropolitana, e é a explosão da alegria, a explosão da Ressurreição.

Domingo (04/04)

No Domingo de Páscoa, as ruas de Diamantina são ornamentadas com tapetes de flores, areia e serragem. A solene Missa Pontifical será realizada às 9 horas. Nas janelas e sacadas, vasos floridos, colchas e toalhas coloridas completam a ornamentação festiva e alegre para a passagem da Procissão do Santíssimo, quando se celebra Jesus Ressuscitado.

Trajeto: Praça da Catedral; ruas Direita, Vieira Couto, Contrato, do Carmo e Quitanda e Praça da Catedral.

Às 12 horas, haverá repique de sinos em todas as igrejas da Paróquia e queima de fogos para a saída das bandeiras do Divino Espírito Santo, que visitarão as famílias em preparação à Festa de Pentecostes.

Celebração Eucarística e Coroação da Imagem de Nossa Senhora serão realizadas às 19 horas, na Catedral Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário