domingo, 23 de maio de 2010

Conheça e proteja a Serra do Espinhaço

Fonte: Serra do Espinhaço

image

Conheça mais sobre a Serra do Espinhaço, visite o www.serradoespinhaco.com.br

Defendendo de maneira exclusiva a denominação de Cordilheira Brasileira, a Serra do Espinhaço começa agora, 300 anos depois dos primeiros relatos de naturalistas europeus, a ser foco de atenção e cuidado em todo o mundo. Foi justamente de um alemão, o geólogo Ludwig von Eschwege, que ela recebeu este nome, numa referência explícita a sua pequena variação longitudinal. Uma espinha, uma linha quase reta, apontando Norte-Sul, Minas-Bahia, Ouro Branco-Xique-xique, conservando ao longo de seus mais de 1000 km características semelhantes e absolutamente singulares. Uma ode ao endemismo, espécies únicas de um só lugar, e também um universo plural, repleto de diversidades e imponência.

Para quem se inicia no assunto, a Serra do Espinhaço pode ser melhor entendida por suas partes. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco, Serra Geral são alguns de seus trechos popularmente conhecidos. Sim, o Espinhaço são todas estas montanhas, serras, montes, vales reunidos por um mesmo motivo natal: dobramentos geológicos acontecidos no final do período proterozóico, ou seja há mais de 3,1 milhões de anos.

Hoje todo este conteúdo acadêmico resultou numa das mais belas paisagens do planeta Terra. São cachoeiras, rios, cânions, lagos e pequenos riachos distribuindo, dividindo e abastecendo mais de 50 milhões pessoas em todo o território brasileiro. E é exatamente por conta desta importância que nossos olhares devem estar ainda mais atentos para os eminentes riscos que a Serra do Espinhaço esta sujeita. Superpopulação, mineração predatória, monoculturas e extração ilegal de plantas e animais despontam no pior cenário. Este site é o esforço daqueles que respiram e se inspiram nas escarpas desta cordilheira. Por sua preservação, pelo cuidado com seus povos e sua história, e para que esta seja sempre a mágica e singular Cordilheira do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário