segunda-feira, 3 de maio de 2010

Diamantina destaca-se como roteiro de sustentabilidade cultural

Fonte: Agência Minas
Pela segunda vez consecutiva, Minas Gerais é o Estado vencedor de quatro categorias do Troféu Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo como reconhecimento aos exemplos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (28), pelo órgão nacional de turismo e os vencedores receberão o Troféu em cerimônia solene no dia 27 de maio de 2010, dentro da programação oficial do 5º Salão do Turismo.
Os projetos mineiros foram selecionados e encaminhados ao MTur pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Monte Verde, distrito de Camanducaia, recebeu primeiro lugar em Melhor Gestão Turística do Destino. A Associação do Circuito Turístico Parque Nacional Serra do Cipó venceu na categoria Planejamento e Gestão do Turismo Regional. Já Ouro Preto e Diamantina conquistaram o primeiro lugar nos projetos de Sustentabilidade Social e Cultural em Destinos, respectivamente.
Na avaliação da secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, os bons resultados obtidos por Minas Gerais demonstram que a política pública de turismo no Estado está no caminho certo.
“Desenvolvemos ações articulados com todos os municípios e Associações de Circuitos Turísticos, como orienta o Ministério do Turismo, através do Plano Nacional de Regionalização do Turismo. Essa premiação é um reconhecimento pelo empenho e dedicação das nossas Associações de Circuitos Turísticos, que trabalham alinhadas com nossa política pública, visando transformar Minas Gerais no melhor Estado para se viver e visitar”, comemorou.
O Troféu Roteiros do Brasil é um marco das realizações do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, que tem entre seus objetivos a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos, o aumento do tempo de permanência e gasto médio dos turistas.
Os Candidatos
De acordo com o MTur, Minas Gerais representou 33% das candidaturas e concorreu a todas as categorias com os seguintes Estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Ainda segundo o Ministério do Turismo, 57% das candidaturas recebidas foram apresentadas pela Região Sudeste, 25% pela Região Sul, 12% pela Região Nordeste e 6% pela Região Centro-Oeste. Os projetos foram analisados por uma comissão de especialistas entre os dias 14 e 16 de abril. Os jurados selecionaram um exemplo bem sucedido para cada tema do programa, com base nas diretrizes operacionais e princípios do Programa de Regionalização do Turismo.
Outros Destaques
Além das primeiras colocações, o Estado também foi classificado em três categorias como vice-campeão e ficou duas vezes classificado em terceiro lugar.
As Associações dos Circuitos Turísticos Serras Verdes do Sul de Minas e das Grutas ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente, na categoria Planejamento e Gestão do Turismo Regional.
As Prefeituras de Nova Era e Maria da Fé conquistaram a mesma colocação, 2º e 3º lugares, respectivamente, no quesito Sustentabilidade Cultural em Destinos. O distrito mineiro de Monte Verde também ficou com o segundo lugar como Melhor Material Promocional de um Destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário