quinta-feira, 22 de julho de 2010

Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas: Projeto tematiza mídias móveis

“Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas” é um desdobramento do programa Vivo arte.mov, voltado para a produção e discussão no campo das mídias móveis e artes locativas. O projeto, que reúne exposição e espaço de trocas de ideias, vai apresentar ao público de 04 municípios mineiros – Diamantina, Cataguases, Tiradentes e Guaxupé - produções desse tipo de arte produzidas no Brasil e no mundo.

Tecnologias de informação e comunicação transformam a relação das pessoas com o espaço. Ao mesmo tempo em que permitem o deslocamento sem sair do lugar, essas tecnologias possibilitam ao homem a criação de novos arranjos imaginários e subjetivos para sua relação com o espaço e a memória. “Geografias imaginárias – subjetividades mediadas” apresenta um recorte de trabalhos realizados no contexto da mobilidade, abrangendo reflexões sobre a emergência dos espaços informacionais e participação social através das redes móveis.

Acompanhando a mostra itinerante, o projeto contará com um circuito de debates chamado Encontros e Ideias. Com o intuito de fomentar a discussão sobre as inter-relações entre geolocalização e arte e incentivar experiências inovadoras no universo da convergência entre arte e tecnologia, participarão dos encontros críticos e artistas expositores.

A primeira cidade contemplada pelo projeto é Diamantina (em parceria com o Festival de Inverno da UFMG). Em seguida, o Geografias Imaginárias segue para Cataguases, de 10 a 14 de agosto (em parceria com o Festival Ver e Fazer Filmes). Em setembro, de 04 a 07, o projeto vai para Tiradentes, e, por fim, estará em Guaxupé, de 13 a 16 de outubro.

“Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas” através do Vivo arte.mov convida a todos para discutir e conhecer uma parcela do universo da arte digital. Para saber mais sobre o programa Vivo arte.mov o site é www.artemov.net

_ DIAMANTINA

Em parceria com o 42º Festival de Inverno da UFMG, de 26 a 29 de julho, “Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas” terá espaço em Diamantina. Os encontros acontecem até o dia 28 e sugerem a discussão de temas pertinentes à arte digital e seus atores: “Entre nós e o mundo, as imagens”, “Perspectivas críticas”  e “Potencialidades e desafios locais”. Nos debates estarão presentes o crítico Carlos Henrique Falci (UFMG) e os palestrantes Eustaquio Neves,  Rafael Marchetti e Rodrigo Minelli, curador e idealizador do projeto.

_ PROGRAMAÇÃO DIAMANTINA

EXPOSIÇÃO

_26 a 29 de julho

_local: Museu do Diamante

_horário: 14 às 21h

ENCONTROS E IDEIAS

_26 a 28 de julho

Abertura Entre Nós e O Mundo, As Imagens

_ 26 de julho

_hora: 21h

_local: Auditório da Casa da Glória

Rodrigo Minelli

Debate Perspectivas Críticas

_27 de julho

_hora: 17h

_local: Auditório da Casa da Glória

Carlos Henrique Falci (UFMG)

Debate Potencialidades e Desafios Locais

_ 28 de julho

_hora: 17h

_local: Auditório da Casa da Glória

Eustaquio Neves + Rafael Marchetti + Rodrigo Minelli

_ OBRAS

Europa em 5 minutos - Eder Santos

Documentário irônico sobre um realizador de filmes domésticos de super-8 e suas mirabolantes viagens turísticas pelo mundo.

AEurasia -  Alessandra Soares/ André Amparo/  Claudio Santos/ Fernando Maculan

A vídeo-instalação AEurasia apresenta uma volta ao mundo dentro de Belo Horizonte. Foram escolhidos lugares na cidade por correspondência de seus nomes aos de várias localidades no mundo. O desenho resultante é o de um mapa que comporta o mundo dentro de uma cidade.

http://www.youtube.com/watch?v=okXobZEg2Hk

Projeto Postcards - Lucas Bambozzi

Trata-se de um projeto em constante execução: visitar lugares e buscar a síntese dessa experiência, por mais fugaz que seja, numa imagem. São situações tipicamente retratadas em cartões postais, situadas entre a obviedade e a particularidade.

http://bambozzi.wordpress.com/projetosprojects/the-postcards-project/

Geoplay - Rafael Marchetti

A obra é uma aplicação web que, através da apropriação do serviço de engenharia de rotas do google maps, cria um audiovisual em tempo real a partir das fotografias geo-referenciadas publicadas pelos usuários na internet.

http://geoplay.info/

Conto Concreto - Fred Paulino/ Pedro David/ Carlos Magno

A vídeo-instalação Conto Concreto apresenta a projeção de um texto poético sobre as discórdias no amor, escrito em locações da cidade de Belo Horizonte por meio da tecnologia de Laser Tag. Dialogando com a arquitetura, a obra reconstrói a paisagem urbana de forma ilusória e exacerba o contraste entre a frieza da cidade contemporânea e o intimismo de um texto de amor.

http://www.graffitiresearchlab.com.br/blog/conto-concreto/

Push / Pull (my luck is your misfortune) - Pascual Sisto

Duas projeções, uma em frente à outra, em uma sala escura. Um interminável e fluido túnel de automóveis passa de uma tela à outra, aproximando-se em branco e recuando em vermelho. Esses opostos, imagens caleidoscópicas criam um estado de suspensão para o espectador, nem vem nem vai, no espaço entre elas.

http://www.pascualsisto.com/projects/push--pull-my-luck-is-your-misfortune/

_ VÍDEOS (Exibição em looping)

Teoria da Paisagem (Landscape Theory)

(Roberto Bellini - 4’16” | dv vídeo/ 2005)

Um diálogo e uma paisagem. Um breve discurso sobre a possibilidade da contemplação, a política do olhar e autoridade.

El Día Que Me Quieras (The Day I Love You)

(Ana Moravi, Dellani Lima, MG, 2009, 5’)

A evocação da paisagem como um traço de tempo. Sinto nos meus sonhos o suave murmúrio do teu suspirar.

BMG 8970

(Raquel Kogan e Lea van Steen - 3’51”)

BMG 8970 é um vídeo de uma velha caminhonete de mudança carregada de objetos percorrendo a cidade. Entre colchões, sofás e fogões, um espelho reflete as imagens que foram deixadas para traz; pedaços do tempo, da velocidade, contrastes, efemeridades do espaço urbano de uma metrópole, vistos através de um novo recorte.

0778 ou man.road.river

(Marcellvs L.)

A cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidad

Nenhum comentário:

Postar um comentário