quinta-feira, 1 de julho de 2010

Perguntas sobre o PAC Cidade Históricas

Lendo as reportagens abaixo sobre a liberação de dinherio federal para as cidades históricas, surgem algumas perguntas interessantes:

Dúvida 1:

Qual o real valor que foi liberado para Diamantina? O site da Prefeitura de Diamantina informa que a "previsão é de investimentos superior a R$ 4 milhões entre 2010 e 2013". Porém, no site do IPHAN, temos a informação de que a  "previsão é de investimentos de R$ 624 mil entre 2010 e 2013". Um diferença muito grande, mas esperamos que a Prefeitura esteja correta em sua informação.

Dúvida 2:

Qual o motivo da diferença tão grande entre o valor liberado para Diamantina e outras cidades expressivas de Minas Gerais, tais como Ouro Preto (32,6 milhões) e Sabará (30,4 milhões) ?

Dúvida 3:

Por que cidade não tão históricas terão investimento tão superiores em relação ao designado para Diamantina? Vejamos: Cataguases (29,9 milhões), Paracatu (15,6 milhões), Raposos (4 milhões). Não se pode desmercer ou retirar a importância dessas cidades, mas quem já as visitou certamente estranhará essa disparidade.

Um comentário:

  1. Fernando,
    é um absurdo a discrepãncia de valores em relação à importância histórica das cidades. Sou solidário com Diamantina.
    Outras cidades do Vale do Jequitinhonha poderiam fazer outras perguntas.
    Aqui estão algumas:
    Por que cidades reconhecidamente históricas como Minas Novas ficam de fora deste montante de recursos?
    Qual o valor o Serro irá receber?
    Grão Mogol também ficou de fora?
    Berilo é uma povoação iniciada em 1727. Por que não é reconhecida como "cidade histórica"?

    E Matias Cardoso, no norte de Minas, povoação formada antes mesmo de Mariana, a primeira capital mineira? O Movimento Catrumano por este reconhecimento deverá se manifestar.

    ResponderExcluir