segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cine Mercúrio exibe ciclo de filmes franceses e latino-americanos

O Projeto de Extensão Cine Mercúrio exibe em setembro o ciclo “A Flor e o Espinho”, com clássicos do cinema francês e produções da América Latina. As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem às quartas-feiras no horário das 19h30 no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG e aos domingos na Casa de Chica da Silva, às 18h30.

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na Universidade e na cidade de Diamantina e acontece em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o Instituto de Humanidades e a Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM, a Cinemateca da Embaixada da França, o Instituto Casa da Glória da UFMG e o Escritório Técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Diamantina, por meio do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Excepcionalmente na quarta-feira 08/09 não haverá exibição, em virtude das comemorações dos Cinco Anos da UFVJM. A programação completa segue abaixo.

image

PROGRAMAÇÃO:

Maria Cheia de Graça

(Colômbia, Equador e EUA, 2004) / Direção: Joshua Marston

Sinopse: Aos 17 anos, Maria vive em um vilarejo ao norte de Bogotá e trabalha extraindo espinhos na produção local de rosas. No limite da paciência e decidida a melhorar de vida, aceita transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.

Quarta-feira,-feira, 01/09, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Hiroshima meu Amor

(França e Japão, 1959) / Direção: Alain Resnais

Ao participar de um filme sobre a paz, em Hiroshima, nos anos 50, atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês. Tudo isso traz lembranças de sua juventude na cidade de Nevers, durante a Segunda Guerra Mundial, quando se apaixonou por um soldado alemão.

Domingo, 05/09, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

O Batedor de Carteiras

(França, 1959) / Direção: Robert Bresson

Michel começa a bater carteiras mais por prazer que por necessidade. Ao ser preso passa a refletir sobre seus atos, mas retorna ao crime ao sair da cadeia, quando conhece um ladrão veterano.

Domingo, 12/09, às 19h30

Local: Casa de Chica da Silva

Elza e Fred

(Argentina e Espanha, 2005) / Direção: Marcos Carnevale

Fred é um aposentado de mais de 80 anos que leva uma vida tranquila até descobrir que está doente. O que parecia ser o fim de sua vida muda completamente quando conhece a vizinha Elza.

Quarta, 15/09, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Acossado

(França, 1960) / Direção: Jean-Luc Godard

Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ruma para Paris. No caminho mata um policial que tenta prendê-lo por excesso de velocidade. Em Paris se envolve com uma estudante norte-americana que o ajuda a se esconder enquanto ele aplica outros golpes.

Domingo, 19/09, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

A Teta Assustada

(Peru e Espanha, 2009) / Direção: Claudia Llosa

Fausta sofre de uma doença transmitida através do leite materno de mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra civil no Peru. A guerra acabou, mas ela continua doente. A enfermidade se confunde com o medo que lhe rouba a alma.

Quarta-feira, 22/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Os Guarda-chuvas do Amor

(França e Alemanha, 1964) / Direção: Jacques Demy

Uma adolescente de 17 anos se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes.

Quarta-feira, 26/09, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

A Fraternidade é Vermelha

(Polônia, França e Suíça, 1994) / Direção: Krzysztof Kieslowski

Valentine, jovem estudante que ganha a vida como modelo, atropela uma cadela grávida. A busca pelo dono do animal leva-a a conhecer um juiz aposentado com uma estranha obsessão: bisbilhotar a vida alheia.

Quarta, 29/09, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário