segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Partidos políticos assinam acordo que eliminam pinturas e fixação de faixas nos muros da cidade durante campanha eleitoral 2010

Fonte: Câmara Municipal de Diamantina

No final da tarde desta última terça-feira [17/08], o plenário da Câmara Municipal de Diamantina foi palco de um acordo histórico. A reunião tratou de assuntos relativos às condutas que serão adotadas pelos candidatos políticos no que tange às responsabilidades com a proteção e preservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade: Diamantina.

Intitulada como "Campanha Diamantina Limpa", o novo procedimento acordado pelos partidos políticos diamantinenses refletem a grande preocupação de nossas lideranças nas questões ligadas aos problemas trazidos pela poluição visual praticada em época de campanhas eleitorais.

De acordo com o Promotor de Justiça, Dr. Enéias Xavier Gomes, tal sugestão partiu dos próprios diretórios municipais, e, segundo levantamento feito pela promotoria, em Minas Gerais, apenas Diamantina e Datas adotaram as diretrizes de banir pinturas e fixação de faixas em muros, atividade que traz sérios danos estéticos ao patrimônio, ainda que em local não tombado. "Esta é uma iniciativa pioneira em Minas Gerais e os candidatos e partidos estão dando um bom exemplo para toda a população. Espero que o acordo seja realmente cumprido, caso contrário, tenho a convicção de que a população fará sua parte e julgará os candidatos que descumprirem o combinado através do voto", salientou o promotor.

Segundo Bya Betelli, presidente do Diretório do PSDB/Diamantina e proponente do acordo Campanha Diamantina Limpa, "este tipo de propaganda eleitoral é muito invasiva e não apresenta conteúdo relevante, trazendo apenas nomes e frases soltas totalmente desprovidas de ideias, o que acaba denegrindo a própria imagem dos candidatos".

Para o presidente da Câmara Municipal de Diamantina os partidos da cidade estão dando um exemplo de consciência ambiental para Minas e para o Brasil. "Diamantina merece respeito. Não podemos fechar os olhos e deixar que a nossa cidade seja agredida visualmente, afinal, temos que ser guardiões desse fantástico conjunto arquitetônico, não só dos diamantinenses como também de toda a humanidade. Os partidos e candidatos estão de parabéns pela decisão", finalizou Marcos Fonseca.

Assinaram o acordo os representantes dos seguintes diretórios:

· PSDB - Ângela Beatriz de Miranda Coelho Betelli (Bya)

· PT - Miguel Paviê

· DEM - José Wilson Coelho

· PSB - Ronaldo Lopes Guimarães

· PMDB - Rubens Rodrigues Mota

· PDC - Gilmara Ferreira

· PSC - Raimundo Belchior Porto

· PRB/PR/PTM/PTC - Tânia Meira

· PC do B - Edmila Vial

Vereadores que aderiram ao acordo: Marcos Fonseca, Tarcísio Magno, Maurício Maia, Cássio Moreira, Goretti Canuto, Sebastião de Jesus (Mala Velha), João Batista (João Bola), Cícero Teixeira e Lourival Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário