sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Prefeitura promete tirar cães das ruas de Diamantina

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Diamantina

A Secretaria Municipal de Saúde está lançando o projeto “Posse Responsável de Animais de Estimação” para conscientizar proprietários de cães de suas responsabilidades, bem como iniciar o recolhimento de animais de rua.

A partir do dia 28, quinta-feira, a Divisão de Zoonoses estará recolhendo os cães soltos pelas ruas da cidade.

Segundo o secretário de saúde, Rogério Pontes, a retirada dos animais se faz necessária devido ao numero excessivo de cães soltos e abandonados, causando transtornos aos pedestres, condutores de veículos e principalmente a disseminação de doenças. ‘‘Nossa intenção é recolhê-los, tratar de seus ferimentos e colocá-los para serem doados, se necessário. ’’

Os cães recolhidos serão encaminhados ao abrigo municipal, localizado na Estrada do Vau, onde receberão alimentação e tratamento veterinário adequado.

Cartilhas para sensibilizar a população.

A Secretaria de Saúde irá confeccionar cartilhas de posse responsável que serão distribuídas nas escolas da cidade. De acordo com o secretário, o abandono ocorre porque as pessoas não procuram se informar devidamente antes de levar o animal para casa. ‘‘Percebemos que grande quantidade desses animais já tiveram donos. A sociedade precisa se conscientizar que ao decidir criar um animal, deve ser por toda a vida dele”.

Pedimos para que os donos de cães não os deixem soltos nas ruas para evitar o recolhimento.

Caso seu cão seja recolhido, favor entrar em contato com a Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Rua da Gloria, 394 ou pelo telefone: 3531-9491, no prazo máximo de três dias, pois após este período os animais passarão pelo processo de doação.

2 comentários:

  1. ATÉ AGORA, TODOS ESTÃO AQUI NO LARGO DOM JOÃO.....

    ResponderExcluir
  2. Concordo,também não vi mudança nenhuma. Estão todos por aí, abandonados, transmitindo doenças e levando medo para as pessoas..

    ResponderExcluir