quinta-feira, 24 de março de 2011

Encontro sobre Gestão do Uso Público da Gruta do Salitre

Convite Encontro Gruta do Salitre

É com grande satisfação que o Instituto Biotrópicos comunica a realização do “Encontro sobre Gestão do Uso Público da Gruta do Salitre” que será realizado no próximo dia 28 de março, às 10 horas, no Teatro Santa Isabel, em Diamantina, conforme convite anexo.

O evento marcará o início da gestão do uso público da Gruta do Salitre pelo Instituto Biotrópicos, ONG de caráter científico e ambientalista, fundada em 2003 e sediada em Diamantina há pouco mais de dois anos. O interesse institucional de assumir a gestão desse importante atrativo natural vai de encontro com as expectativas de desenvolvimento das políticas socioambientais do “Mosaico de Áreas Protegidas do Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral”, outra iniciativa da Biotrópicos em parceria com o IEF-MG. O Mosaico regional foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente ao final de 2010, e objetiva integrar a proteção da biodiversidade com o desenvolvimento responsável, gerando oportunidades de crescimento harmonioso entre o homem e a natureza, de modo especial, das pequenas comunidades locais nele inseridas.

Durante o Encontro, será apresentado o contexto atual e o plano de trabalho para a estruturação da gestão da Gruta do Salitre, com abertura a sugestões e debate do público presente. Ao final do evento, ocorrerá a assinatura do contrato de comodato entre a empresa proprietária do imóvel onde se encontra a Gruta, Minerex Brasil - representada pelo diretor comercial Sr. Hudson Ferreira de Miranda, e o Instituto Biotrópicos - representado por seu representante legal Sr. Alexsander A. Azevedo. O compromisso do termo de comodato foi firmado no dia 15 de fevereiro de 2011, na sede da Promotoria Estadual de Defesa do Patriomônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com a presença das partes, bem como do Promotor de Justiça de Diamantina, Dr. Enéias Xavier Gomes, mediador de todo o processo.

Contamos com a presença e a participação de todos que se interessam pelo tema, pois a contribuição de cada um poderá fazer toda a diferença nas discussões que definirão os rumos do uso público desse grandioso patrimônio cultural e natural, auxiliando a torná-lo uma referência de desenvolvimento turístico sustentável. Seja nosso parceiro!

2 comentários:

  1. Por que será que estes debates só acontecem em dia e horário que inviabilizam a participação de todos???

    ResponderExcluir
  2. A Biotrópiscos está fazendo um trabalho muito bacana. A Gruta do Salitre é uma das mais belas que já visitei e merece uma atenção especial. Para quem quiser conhecer o blog Jus Viajante, fiz uma postagem de Diamantina, com informações sobre atrações, gastronomia e hospedagem acesse:
    http://www.jusviajante.com/search/label/Diamantina%2FMG

    ResponderExcluir