sábado, 26 de março de 2011

Estado lança editais dos projetos Universidade Cidadã e Universitário Cidadão

Fonte: Agência MInas

BELO HORIZONTE (23/03/11) - O secretário de Estado para o Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, estará na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nesta quinta-feira (24), para o lançamento dos editais dos projetos Universidade Cidadã e Universitário Cidadão.

O lançamento do Projeto Universidade Cidadã será às 9h, na sala do conselho, e será direcionado aos reitores e representantes oficiais das instituições de ensino do Norte e Nordeste de Minas. Já o lançamento do Projeto Universitário Cidadão será realizado, às 14h, no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Ciências Humanas, e será direcionado para professores e estudantes bolsistas. Ambos têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e integrado nas regiões Centro, Norte e Nordeste do Estado.

Essa ação do Governo de Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e a Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria.

Os projetos

O Universidade Cidadã terá o objetivo de mobilizar as instituições de ensino superior interessadas em desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas regiões do Norte e Central e nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. Os projetos proporcionarão o engajamento do cidadão e da sociedade no processo de desenvolvimento na área de abrangência da Sedvan.

O Universitário Cidadão tem como foco a estruturação de equipes de trabalho, compostas por estudantes do ensino superior, para atuar nos projetos desenvolvidos pelo sistema Sedvan/Idene.  Os universitários envolvidos terão a oportunidade de realizar  intercâmbio técnico e cultural como atividade extracurricular e prática de ensino.  Durante o processo de seleção, serão escolhidos 1,3 mil universitários, conforme a sua área de atuação, com remuneração por meio de bolsas de estudos, no valor de R$ 600, que serão divididos em seis parcelar mensais.

Credenciamentos e inscrições

O credenciamento de instituições de ensino superior e as inscrições dos acadêmicos poderão ser feitas de 30 de março até 30 de abril. Os editais e as fichas de credenciamento e inscrição poderão ser baixados no site da Sedvan.

Toda documentação deverá ser encaminhada para a Secretaria para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), localizada no endereço: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, bairro Serra Verde - Cidade Administrativa, prédio Gerais, 8º andar – CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário