segunda-feira, 14 de março de 2011

Plano de ação vai pôr ordem nas ruas de Sabará

Fonte: UAI

No aniversário de 300 anos de elevação à vila, Sabará, na Grande BH, tem a oportunidade de planejar seu futuro para preservar um passado valioso. Em parceria com o Grupo de Revitalização Urbana e Arquitetônica da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a prefeitura elaborou um plano de ação para revitalizar seu patrimônio histórico. Além de levantar todos os bens culturais da cidade, o documento aponta os principais problemas e as soluções para a antiga vila do ouro. Disputam lugar no topo das dificuldades o crescimento desordenado – com excesso de carros, pichações, placas e faixas sem critério – e a falta de reconhecimento do patrimônio pelos moradores.

A concorrência pelas verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que destinará R$ 30,4 milhões para Sabará, deu pontapé para elaboração do plano, que, antes das ações, se propôs a diagnosticar a situação da cidade. “Identificamos sério problema em relação ao estacionamento, principalmente no Centro Histórico, pois a cidade não foi feita para receber tantos carros”, destaca o pesquisador Guilherme Maciel Araújo. A falta de ligação da população com a cidade também foi constatada, além da infraestrutura turística precária.

Os moradores não têm o sentimento de pertencimento, eles não reconheciam este rico patrimônio. Isso está associado a uma população que mora ali recentemente”, afirma Araújo. A realização de consultas públicas, em que os moradores falaram sobre a sua percepção da cidade e as melhorias desejadas, foi a primeira iniciativa para que a comunidade passe a valorizar o patrimônio. Além das obras do PAC, Araújo afirma que haverá um trabalho de educação patrimonial. “O objetivo é criar laços de identidade e mostrar que aquilo tem um valor”, afirma.

Comentário: . Afinal, alguém saberia informar o valor destinado para Diamantina  pelo PAC das Cidades Históricas?

Um comentário:

  1. Há coisas interessantes mesmo em Sabará, outra: (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/876837-jabuticaba-vale-desconto-no-iptu-de-sabara-mg.shtml)
    (http://www.micuim.org/?p=2453)
    Abço.

    ResponderExcluir