quarta-feira, 20 de julho de 2011

Acontece no Festival de Inverno da UFMG

Fonte: UFMG

20 de julho – quarta-feira

18h30 – Lançamento da publicação ‘Rádio em Revista’ e do livro ‘Marco Altberg –Muitos Cinemas’, de Roberta Canuto.

Participação especial de Nino Aras.

- A ‘Rádio em Revista’ é uma publicação do Departamento de Comunicação Social da  FAFICH/UFMG, editada com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. A temática da revista é a presença do rádio no passado e nos dias atuais. Nesta 7ª edição, o destaque é o ensaio do Professor Alexandre Cardoso,  da UFMG, sobre o cantor e compositor Geraldo Vandré.

Editor: professor Fábio Martins

- O livro ‘Marco Altberg - Muitos Cinemas’, faz parte da coleção Aplauso, criada pela Imprensa Oficial de Sao Paulo. Narrado na primeira pessoa, a biografia abrange vários aspectos da vida do cineasta, que dirigiu longas metragens como Prova de Fogo e produziu filmes como Bye Bye Brasil, de Caca Diegues. Altberg conta no livro como passou de diretor a produtor, como  começou seu envolvimento na política cinematográfica no Brasil, porque se apaixonou pela cultura dos povos indígenas e como se transformou em um dos nomes mais importantes na luta pela produção independente de televisão no país.

Classificação etária: 12 anos

Local: Auditório da Casa da Glória

Acesso livre

19h – ‘Houve essa vida ou inventei?’ – Grupo Matula Teatro

Performance demonstrativa

Apresentação artística dos processos de criação desenvolvidos pelo Grupo Matula Teatro em seus dez anos de existência. 
A fronteira entre ficção e realidade, o trabalho  do ator a partir do encontro com o outro em diferentes contextos: o espaço urbano (moradores de rua), o campo (mulheres assentadas), a itinerância (pequenos circos) e o espaço interno (memória).

Classificação etária: 12 anos

Local: Teatro Santa Izabel

Acesso livre

21h – Lançamento do CD ‘Ventos do Brasil’ - Cleber Alves e banda

‘Ventos do Brasil’ é o resultado de uma pesquisa que utiliza uma formação correspondente a de banda de música, expressão comum da cultura mineira. Nele, os sopros vêm acompanhados de bateria e contrabaixo, em substituição à percussão e à tuba, características da banda. Também não são utilizados instrumentos de harmonia como o piano, o violão ou a guitarra. Os arranjadores ficam livres para fazer propostas e escolhas, e participam com suas composições autorais. “O trabalho é feito a partir do encontro de músicos vindos de uma mesma origem. Buscamos criar uma unidade que ressalta nossa diversidade sonora”, afirma Cleber Alves.

Classificação etária: 10 anos

Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Ingressos a 10,00 (inteira) e 5,00 (meia)

[Meia-entrada extensiva a todos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário