sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto Acerta Pedra é recebido pela Prefeitura de Diamantina

Autor: Ricardo Lopes Rocha

Demorei, mas compensou, porque tenho muito boas novas para escrever. O aproveitamento da discussão foi além do que imaginava, e foi esse justo o propósito tanto da reunião quanto do caráter público que dei ao manifesto. Conclusões: 1 - e considerada a mais impactante, foi o fato de repassar a técnica a uma nova turma de trabalhadores. É preciso que isso aconteça para não se perder, o que já tem acontecido há mais de 40 anos. Isso seria mesmo um resgate deste saber. 2 – a idéia de aproveitar mão-de-obra de detentos em regime semi-aberto para ajudar na ressocialização e na reinserção no mercado de trabalho foi a das mais comentadas e enriquecidas. 3 – levantamento das ruas e seus tipos de calçamento foi algo que eu sabia, mas não havia atinado para isso: por exemplo, para restaurar uma rua que já foi calçada no estilo recunhado, menos pedras será necessário; já uma que foi calçada com cimento, irá demandar muito mais pedras. 4 – em ruas novas, e em bairros, concordaram comigo que as pedras deveriam ser aproveitadas para recuperar o centro e repavimentar com bloquetes (melhor que asfalto, pois deixa infiltrar água de chuva). 5 – das conclusões, a única que não permaneceu foi a sugestão de local. Foi escolhido um outro muitíssimo melhor para servir de exemplo no manifesto, que já mudou de nome e passou a se chamar “Projeto Acerta Pedra”, recebido pelo Prefeito Municipal no dia 20 de julho, que me ouviu, concordou com os meus propósitos e vai fazer o que lhe foi solicitado e ainda mais: pediu que o treinamento que irei fazer com a turma dos calceteiros seja usado rotineiramente tanto para o trecho do Projeto como para pequenos consertos, até que outros trechos grandes de rua sejam verdadeiramente restaurados. Durante nosso encontro que foi também bastante produtivo, deixei claro minha preocupação para reflexão: Diamantina é uma cidade antiga, e há que se fazer o antigo voltar a ser funcional e não partir para o caminho mais fácil e que irá desfigurar tudo. A solução é fazer a devida manutenção do calçamento de pedras que é muito mais barato, ecológico, é próprio da cidade. Além disso, é uma característica que tem uma inserção histórica, mas ele não está funcional. É o mesmo que ter um livro antigo e não poder lê-lo. Por outro lado, se for restaurado, durará mais cinqüenta anos, sem problemas. Para minha satisfação, estas preocupações foram inteiramente reafirmadas pelo Prefeito Municipal. Acessem meu blog para mais detalhes e fotos. www.ricardolopesrocha.blogspot

image

image

Fotos do Projeto Acerta Pedra e assinatura de recebimento do Prefeito Padre Gê, em 20/07/2011.

3 comentários:

  1. Parabens Ricardo pela iniciativa e sucesso. Diamantina ficará agradecida pela louvável decisão de reconhecer que esse é o melhor caminho a ser tomado, como apontado pelo Ricardo no texto.
    Então, gente, vale a pena ir à luta, mostrando que o cidadão, qualquer um, de qualquer cidade, de qualquer lugar, pode e deve sim interferir na melhoria de sua cidade.
    Mas que fique claro que não é com reivindicações sem fundamentos, puro chororô; tem que ter propostas concretas, fundamentadas, enfim, "matar a cobra e mostrar o pau"!
    Os parabens tb. para o Fernando e o Passadiço, que tem sido uma voz altiva e ativa pro melhoria de Diamantina. ganhamos todos nós, orgulhosos que somos de nosso rico patrimônio histórico.

    ResponderExcluir
  2. O Passadiço Virtual é uma importante ferramenta de informação para o Diamantinense, mesmo que estando fora da cidade. Como autor da matéria acima, agradeço o apoio recebido por este veículo de informação. O nosso objetivo é mostrar a uma grande parcela de diamantinenses que é possivel ter um calçamento de pedras BOM.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Obrigado pelo comentário. Nós moradores que agradecemos o seu empenho em tentar fazer algo concreto por Diamantina. Estaremos sempre à disposição para colaborar com essa ação.

    ResponderExcluir