sexta-feira, 8 de julho de 2011

Trilhos e trilhas num cenário espetacular

Fonte: O Tempo

ONG promove o turismo de aventura na antiga linha férrea que cortava a cidade, mas turista pode praticar outros esportes

Uma das principais atrações do circuito turístico é o Projeto Trilha Verde da Maria Fumaça. Elaborado pela Organização não governamental (ONG) Caminhos da Serra, a iniciativa surgiu em 2000, como forma de promover o turismo de aventura na antiga linha férrea que fazia o percurso Diamantina/Gouveia/Monjolos/Curvelo/Santa Hipólito/Corinto.

Construída em 1910 e desativada em 1975, a linha transportava pessoas, produtos rurais, alimentos e alguns tipos de minério, como manganês. "Pelo caminho existe muita história e precisamos contar isso para as novas gerações. Além de conhecimento, o local possibilita ótimas oportunidades de turismo em um cenário repleto de belezas", explica o diretor da ONG, Alex Mendes Santos.

Pela trilha, o turista pode praticar caminhadas, o ciclismo conhecido como mountain bike e rapel nos pontilhões, além de visitas aos sítios arqueológicos. Pelo caminho, ele ainda pode conhecer as comunidades locais, valorizando a cultura da região.

Kobu
Cozinheira de mão cheia, dona Maria de Fátima Araújo, 41, é quem revela uma receita típica da região, o famoso Kobu. O nome é uma homenagem a uma tribo indígena que havia no vilarejo, há cerca de 300 anos. A massa leva leite coalhado, ovos, bicarbonato, sal, açúcar ou rapadura. A mistura é enrolada em pequenas porções em folha de bananeira e colocada para assar no fogão à lenha.

Para receber os visitantes, os moradores passaram por cursos de capacitação profissional. Marcelo Augusto de Oliveira, 14, cursa a oitava série do ensino fundamental e viu no projeto Turismo de Vilarejo uma oportunidade de aprender um pouco mais e conseguir uma renda para ajudar em casa. Pelo serviço de guia, ele recebe R$ 25 do visitante.

Quem leva
Empresa que faz a rota: Adriano Ribeiro de Mattos (ARM Viagens & Receptivo)
Telefones para contato: (38) 3531-6733 ou (38) 3531-3175 - Diamantina (MG)
Circuito Turístico dos Diamantes: Acesse o site
www.armturismo.com.br
Informações do destino turístico: Acesse o site www.turismodevilarejocuiaba.com.br
Associação dos Moradores de Cuiabá: (38) 9981-0235
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: (38) 3543-2249

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário