sábado, 13 de agosto de 2011

Boris Fausto e Eduardo Bueno são presenças confirmadas no fHist

imageO historiador Boris Fausto e o jornalista Eduardo Bueno estão entre os autores já confirmados no Festival de História – fHist, que será realizado em Diamantina, entre os dias sete e 12 de outubro. Além de Boris e Bueno, são presenças confirmadas as dos historiadores Laura de Mello e Souza, Caio Boschi, Heloisa Starling e da sociólogaSantuza Cambraia. Mais de 50 expoentes da literatura com foco em temas históricos deverão participar das 18 mesas do Festival, cuja programação contempla ainda sessões de cinema, oficinas, performances literárias, exposições, lançamentos de livros e uma intensa agenda cultural que ganhará as ruas da cidade mineira.

Autor de diversos livros, entre os quais os clássicos “História do Brasil” e “A Revolução de 30 - historiografia e história”, Boris Fausto lançou recentemente “O crime do restaurante chinês – Carnaval, Futebol e Justiça na São Paulo dos anos 30” e “Memórias de um historiador de domingo”, espécie de segundo volume de sua autobiografia. Já o jornalista Eduardo Bueno se tornou um dos maiores fenômenos editoriais do país. Os três primeiros volumes da coleção Terra Brasilis - “A viagem do descobrimento”, “Náufragos, traficantes e degredados” e “Capitães do Brasil” -, de sua autoria, venderam quase um milhão de exemplares. Atualmente, ele é apresentador do canal a cabo History Channel.

A historiadora Laura de Mello e Souza, cujo mais recente trabalho aborda o perfil biográfico do advogado, poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, é organizadora de “História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa”, “O Sol e a Sombra: Política e Administração na América Portuguesa do século XVIII”, entre outros livros. Como Laura de Mello e Souza, o historiador mineiro Caio Boschi integra o Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional – RHBN e também será conferencista em uma das mesas da Tenda dos Historiadores.

Organizadora do CD-Rom “Visionários, a imaginação republicana nas Minas Gerais nos séculos XVII, XIX e XX” e dos livros “Dossiê República Brasil” e “Uma pátria para todos: Chico Buarque e as raízes do Brasil”, entre outros, Heloísa Starling tem participação confirmada do fHist, bem como a socióloga Santuza Cambraia, autora de livros como “O violão azul: modernismo e música popular”, “Da bossa nova à tropicália”, “Velô” e “Canção popular no Brasil”.

Um comentário:

  1. Gostei de saber que Eduardo Bueno estará no fHist, pois o mesmo tem muita história boa pra contar. Ele participou do quadro É Muita História no Fantástico. O link http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,JOR191-15607,00.html Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir