quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Eustáquio Sena: um músico conhecido no Brasil, desconhecido do Vale

Publicado no Blog do Banu

O músico, compositor, cantor e produtor musical Eustáquio Sena ficou bem conhecido do mundo artistico nacional nas décadas de 60 e 70. Nasceu no Vale e pouco foi reconhecido aqui.

Ele participou de festivais, produzindo discos, compondo para grandes cantores como Ronnie Von, Marcos Valle, Eduardo Araújo, Leno e Lilian,Jair Rodrigues, Amado Batista, Genival Lacerda, Osvaldinho do Acordeon,Paulo Sérgio, Chico Anysio, incluindo músicas em trilha sonora de novelas da Globo, ou produzindo um dos discos históricos: o Acabou Chorare, dos Novos Baianos.

Produziu discos de grandes nomes como Djavan, Alceu Valença, Egberto Gismonti e trilhas sonoras de várias novelas, na década de 70, como Selva de Pedra, Irmãos Coragem e Cavalo de Aço.

Mas, faleceu em 2007, sendo pouco conhecido pelos seus conterrâneos do Vale do Jequitinhonha.

Conheça um pouco sobre as obras de Eustáquio Sena:

Olá amigos internautas, compartilho com vocês uma interessante postagem no blog do jornalista Marcos Massolini sobre o imortal compositor do Baixo Jequitinhonha, Eustáquio Sena. Confira:

"Eustáquio Sena. Até uma semana atrás, não conhecia este nome. Mas quando tive acesso a vários (vários mesmo - praticamente todos) discos originais das novelas da Globo nos anos 70, a época mais fértil e experimental da Som Livre, logo notei este nome que insistia em aparecer em diversos discos iniciais da gravadora global. Cacoete automático: fui pesquisar. Descobri que ele foi muito atuante entre o final dos anos 60 e o meio dos 70, como produtor e compositor da Som Livre. E que embora tenha sido o produtor de um dos maiores discos da MPB de todos os tempos, o Acabou Chorare, dos Novos Baianos (1972), tenha composto para muita gente no período e gravado LPs e compactos até os anos 80, não houve sensatez ou ímpeto de atualizar sua biografia na internet e nem pesquisar ou se aprofundar um pouquinho mais, como eu fiz agora, para escrever estas linhas. Admiro muito o dicionário digital de MPB do Cravo Albin, uma referência inconteste, mas alguns ítens do site estão defasados e assim permanecem. Eustáquio Sena, compositor do Vale do Jequitinhonha, aparece lá como produtor da Som Livre, tem o seu trabalho no clássico Acabou Chorare citado, assim como o aplaudido LP de 1982, Cauromi, mas faltou contar que ele fez diversas canções para novelas, participou de festival, lançou um segundo LP ainda nos anos 80 e antes da Som Livre foi produtor na Elenco (veja lista abaixo).

Todos esses detalhes eu recolhi na internet, mas são citações, retalhos, pescados - não há matéria focando o compositor mineiro, quiçá entrevista. No máximo, linhas sobre o Cauromi. Entre investigações e clicadas na web, pude fazer um pequeno painel de sua carreira - passível de correção ou acréscimo, pois muitas descobertas tiveram uma só fonte e certamente há lacunas:

* Eustáquio Sena nasceu em Jequitinhonha , na micro região do Baixo Jequitinhonha, Minas Gerais.* Em 1964 consta pela primeira vez nos créditos de um disco: no raro Samba na Onda de Miguel Angel, como participante do coro.
* Participou do I Festival de Música Popular Brasileira, em 1968, com a música Abandono.* A sua primeira gravação aparece num compacto do festival, junto a outras músicas que não fizeram parte do LP oficial.
* Teve três músicas gravadas pelo cantor Paulo Sérgio em 1969: Minha Madrinha (c/Paulo Sérgio), Vou Pedir Outra Vez e Você Não é Como eu Quis. (fonte: webSite oficial do compositor Paulo Sérgio). O xaxado Minha Madrinha fez muito sucesso na época.

Continue lendo a história de Eustáquio Sena, no

diariodojequi.com.br/eustáquio.sena 
ou almanaquedomalu.blogspot.com/eustáquio.sena

7 comentários:

  1. E' preciso dar um pouco de atençao para os musicos da regiao do Vale do mucuri e do Jequitinhonha,pois sao musicos de muito talento e esquecidos da midia nacional.

    ResponderExcluir
  2. Entao vejamos,Paulinho Pedra Azul,Luis Guedes,Eustaqio Sena,Tadeu Franco e outros mais,nao sao lembrados,mesmo com uma qualidade indiscutivel,nem em programas de radio de flash backs,eu nao vejo a execuçao de musicas dessa turma dos vales do Mucuri e Jequitinhonha

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ouvir o canto do iraipuru mandar um cara desses tomar vergonha e deixar a mata virgem como Deus criou
    Grande Eustaquio Sena...Quem conheceu sabe..

    ResponderExcluir
  4. Grande Eustaquio Sena! Sou de Florianopolis e conheci a partir da participação do Zé no som Cauromi. Meu irmão tem os dois vinis.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Mais um poeta verdadeiro ...que fez coisas lindas,...como .."Amor Cigano".... morre esquecido pelos brazucas. consegui os dois vinis dele na epoca em Curitiba.

    ResponderExcluir
  6. conheci Eustaquios sena quando tinHa 9 anos , lembro muitos e sei suas musicas decoradas, de repente lembro procuro e encontro isto!!! sinto gratidao.
    mayra esteves

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de ouvir novamente o album Cauromi. Há onde baixar este album do mestre Eustáquio Sena ?
    moyses.januario@bol.com.br

    ResponderExcluir