segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lula declara-se apaixonado pelo Vale

Fonte: Blog do Banu

Em mais um retorno ao Vale do Jequitinhonha, o ex-presidente Lula, disse em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, que é apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha. Esta declaração aconteceu durante a formatura de Técnicos do IFNMG, campus Araçuaí, na sexta-feira, 19.08. Lula afirmou que "o povo do Vale é apaixonante, tem uma riqueza cultural, persistência e uma força incomum para vencer as adversidades. Eu sou umas das pessoas admiradoras e apaixonada pelo povo desta região".

Lula faz seu discurso como Patrono da primeira turma de formandos do IFNMG, campus Araçuaí. Ao fundo, Dr. Jean Freire, suplente de deputado estadual e Quincas Dias, empresário. O ex-presidente enumerou alguns dos projetos do Governo Federal que podem alavancar o desenvolvimento regional como a instalação de Institutos Federais de Formação Tecnológica em Araçuaí, Almenara e Salinas. Lembrou que a Presidenta Dilma autorizou mais dois Institutos Federais na região: Diamantina e Teófilo Oroni. Lembrou da instalação da UFVJM, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni, de 3 Territórios da Cidadania que viabiliza recursos para mais de 150 mil agricultores familiares; do Programa Bolsa Família que além de dar uma mão na vida de famílias miseráveis irriga a economia local com R$ 15 milhões todo mês; de vários projetos de infra-estrutura; da construção da ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itinga; da instalação do SAMU em 21 cidades dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Lula disse que Dilma está fazendo um bom governo e surpreenderá muita gente e fará ainda melhor que ele. Ela fará investimentos principalmente em regiões pobres como o Vale, dentro do seu plano de Combate à Miséria.

Nove visitas de Lula ao Vale
Lembrou das várias vezes que veio ao Vale: em 1981, organizando o PT; na Caravana da Cidadania, em 1993, fazendo o seu trajeto de Garanhuns a São Paulo; em 1995, percorrendo o Vale, passando por Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga, Itaobim, Jequitinhonha e lemenara; na posse de Cacá, como prefeita de Araçuaí, em 01.01.1997; em 12.09.2002, em Diamantinas, na campanha eleitoral; nos primeiros dias como presidente de República, em 11.01.2003; em março de 2004, inaugurando a ponte de Itinga; em janeiro de 2010, na inauguração do IFNMG, campus Araçuaí; e agora, na formatura da primeira turma de técnicos. Foram 9 visitas ao Vale.

Ficou muito emocionado, fazendo muitos formandos e pais chorarem ao lembrar do seu diploma técnico em Torneiro Mecânico, pelo SENAI. Disse ser um dos momentos mais importantes da sua vida e maior orgulho da sua família. “Estes meninos e meninas que hoje se formam não podem parar aqui. Devem seguir em frente, continuar os estudos”, disse. E aconselhou: “Não desistam frente à primeira dificuldade. Façam Faculdade, pois há facilidades maiores para estudar hoje.

O PROUNI está aí para ajudar estudantes de famílias pobres. Há mais vagas nas faculdades e assistência estudantil para manter o aluno na escola. Estou emocionado ao ser abordado por um Cientista Político, de Itaobim, que se formou pelo Prouni; uma dentista daqui, ou um filho de servente de pedreiro fazendo 0 4º ano de Medicina”, completou emocionado.

“Quero voltar aqui, e fica este compromisso, em agosto de 2014, e me sentar com vocês, formandos , seus pais e professores, avaliar como vocês prosseguiram na vida e no trabalho”, finalizou.

Campus da UFVJM e pavimentação BR 367

Publicamente , Lula não mencionou a pavimentação da BR 367 e novos campi da UFVJM. O suplente de Deputado Estadual (PT-MG), o médico Jean Freire, entregou-lhe um documento cobrando a pavimentação de dois trechos da BR 367 (Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e Almenara-Jacinto-Salto da Divisa), além de instalação de campus da UFVJM em Capelinha/Minas Novas, Araçuaí/Itaobim e Almenra/Jequitinhonha.

Clique aqui para ler o post completo no Blog do Banu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário