sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prefeitura de Diamantina lança Programa de Fomento aos Esportes de Aventura

Fonte: Prefeitura de Diamantina

image

Diamantina recebeu da UNESCO em 1999 o Titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade, em reconhecimento à cultura singular de seu povo e as belas paisagens naturais da região. O município possui duas Unidades de Conservação, o Parque Nacional das Sempre-Vivas e o Parque Estadual do Biribiri, e é privilegiado por uma grande diversidade de atrativos naturais – grutas, cachoeiras e trilhas – que compõem belas paisagens e propõem desafios para os amantes da natureza. Além disso, a cidade destaca-se como uma das mais importantes do Roteiro Turístico da Estrada Real, é sede do Circuito Turístico dos Diamantes, apresenta-se entre os sessenta e cinco Destinos Indutores de Turismo Internacional e está inserida na Política de Regionalização do Ministério do Turismo. Em Diamantina, existem muitos eventos fomentados por iniciativa da comunidade, que têm, no conjunto de suas programações, atividades que correlacionam natureza e desafios, o que tem subsidiado com sucesso o fortalecimento da atividade turística em território municipal.

Reconhecendo a importância destes eventos para o desenvolvimento do turismo no município, a Prefeitura de Diamantina, através das Secretarias, de Cultura, Turismo e Patrimônio e de Esportes, Lazer e Juventude, lançam o Programa de Fomento aos Esportes de Aventura, juntamente com seu primeiro projeto: Circuito Diamantina Adventure – financiado pelo Fundo Municipal de Turismo e pelo Fundo Municipal de Esportes e Lazer.

O Programa de Fomento aos Esportes de Aventura, visa atender ao novo plano de marketing do destino, que irá posicionar Diamantina, também pelos seus atrativos turísticos naturais. Objetiva ainda, qualificar a oferta de produtos turísticos ligados aos esportes praticados em regiões naturais, buscando a organização e estruturação de um calendário anual de eventos do segmento de esportes de aventura e a promoção de outras ações para seu desenvolvimento.

Também são objetivos do Programa:

ü Apoiar financeiramente os eventos do Circuito Diamantina Adventure;

ü Promover e divulgar em mídia impressa e eletrônica, em nível regional, estadual e nacional o Circuito Diamantina Adventure;

ü Incrementar a demanda dos eventos, com o apoio das agencias e operadoras de turismo;

ü Viabilizar apoio logístico e operacional necessário à realização dos eventos que compõem o Circuito;

ü Incrementar os eventos do Circuito com uma diversa programação cultural.

Para compor o Circuito Diamantina Adventure 2011 foram selecionados três eventos já consolidados no calendário regional, sendo eles:

Trilhão das Pedras – Dias 26 e 27 de Agosto

O trilhão é uma modalidade de esporte de aventura definida como “Off Road” (Fora da Estrada). Nesta modalidade os motociclistas aventuram-se em trilhas com o intuito de superar os obstáculos naturais.

O Trilhão das Pedras é realizado desde 1993, está em sua nona edição, tem uma abrangência estadual e atrai centenas de participantes por edição, que muitas vezes são acompanhados por suas famílias, o que movimenta o setor turístico da cidade.

O Trilhão das Pedras é organizado pela Equipe Tara Trilha que desenvolve junto ao evento um trabalho social de assistência a famílias carentes, com a distribuição de cestas básicas e de outros itens.

O diferencial do Trilhão das Pedras com toda a certeza é a paisagem da região, que proporciona aos participantes momentos de contemplação e interação com a natureza.

Triathlon de Aventura – Dia 03 de Setembro

Diamantina já sediou grandes eventos de Corrida de Aventura como o Circuito Mineiro de Trekking e o internacional Ecomotion. Após a realização destes eventos a porção da Serra do Espinhaço, onde Diamantina está inserida, entrou para o roteiro internacional de esportes de aventura. Isso contribuiu para o fortalecimento deste seguimento no território municipal, a ponto da comunidade fomentar seus próprios eventos, como Triathlon de Aventura.

O Triathlon de Aventura agrupa várias modalidades de esportes de aventura como, por exemplo, o Trekking, Moutain Bike e a Tirolesa, em geral realizadas nos rios, cachoeiras e serras da região.

O Triathlon de Aventura teve sua primeira edição realizada em 2010, com abrangência estadual e atraiu muitos participantes.

O diferencial do Triathlon de Aventura é o aproveitamento de marcos naturais e antropológicos da região de Diamantina para a realização das atividades, como a Gruta do Salitre e a Ponte do Acaba Mundo.

Encontro Nacional de Motociclistas – Dias 16, 17 e 18 de Setembro

Por todo o país existem centenas de moto clubes, que congregam milhares de motociclistas apaixonados por suas máquinas e pelo estilo de vida “motoqueiro”. Em Diamantina não é diferente! Os Moto Clubes Diamantes do Asfalto, Asas da Liberdade e Águias e Falcões do Tijuco congregam diamantinenses realmente fascinados pelas motocicletas.

No Brasil a paixão pelas duas rodas movimenta um amplo mercado que envolve feiras, encontros e outros eventos voltados para este público. Depois de muito percorrem as estradas de Minas e do Brasil, participando de eventos de motociclismo, os motoqueiros de Diamantina, com as experiências que acumularam, empreenderam a organização do Dia do Motociclista em Diamantina. O evento teve sua terceira edição realizada em 2010 e contou com a participação de centenas de motociclistas de todo o estado.

Para 2011 a organização pretende realizar uma divulgação em âmbito nacional, utilizando-se de todos os recursos de comunicação, estimando atrair um grande publico para o encontro.

O diferencial do Encontro Nacional de Motociclistas é a paisagem oferecida no deslocamento pela Serra do Espinhaço, a pluralidade cultural da cidade e a hospitalidade do diamantinense.

Realização

Prefeitura Municipal de Diamantina

Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio

Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

Equipe Tara Trilha

Quintal Radical

Moto Clube Diamantes do Asfalto

Moto Clube Asas da Liberdade

Moto Clube Águias e Falcões do Tijuco

Parceria

ADELTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário