segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Radialista denuncia censura em Rádio Comunitária de Diamantina

Recebemos via e-mail e postamos abaixo uma mensagem que recebemos da radialista Gilmara Paixão esclarecendo sua ausência na condução do Programa Show da Tarde, na Rádio Cidade. Não sabemos os detalhes dessa decisão, mas deixamos o espaço aberto para as opiniões e manifestações do cidadão.

Censura na cidade de JK em pelno século 21

“Como se sabe um veículo de comunicação tem como dever denunciar, relatar, informar, entreter e ser "o olho da sociedade"(CLOVIS ROSSI). Tudo isto num veículo comercial e mais ainda num veículo Comunitário. Em Diamantina temos apenas uma emissora nesta categoria RÁDIO CIDADE FM. Nesta eu, Gilmara Paixão, vinha fazendo dentro do possível todas estas funções jornalíticas dentro de uma ética e sobretudo com o aval da população.

De uns 3 meses pra cá passei a sofrer retaliações e episódios escancarados de censura e cerceamento da liberdade profissional de informar a população com independencia e clareza conforme manda a constituição federal. (…)  Não aceitando os pré-requisitos de recuar ou calar me diante dos microfones fui impedida de apresentar o programa SHOW DA TARDE bem como meu colega Dr. Hugo Leonardo o seu . Nestas condições me sinto no dever de agradecer a população e dizer a esta que o programa e uma parte do  meu público já tomamos as medidas cabíveis junto ao ministério público Federal, Estadual e na comarca. Quero salientar que o fato já é conhecido na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS e através da deputada LISA PRADO do PSB  o caso também foi levado ao plenário e a Comissao de Direitos Humanos e Etica do estado, uma vez que a Deputada Liza Prado concedeu-me uma entrevista por telefone que falava sobre " Os 5 anos da lei Maria da Penha e da Violência Contra as Mulheres. Estarrecida com minha demissão sem justa causa a referida parlamentar levou ao conhecimento dos pares daquela que é a nossa voz maior no estado de Minas, a Assembléia.

Gostaria que esta de nota de esclarecimento fosse postada como uma satisfação a comunidade através deste conceituado veículo de informação online e que repasse também ao blog do banu e se possível que abra espaço de comentários aos internautas.
Muito Obrigada!”

Gilmara Paixão – 12/08/2011

6 comentários:

  1. Mais que uma satisfação Gilmara, essa nota é uma demosntração do seu carater e profissionalismo. O seu programa, assim como este blog prestam relevantes serviços à sociedade diamantinense. Não podemos aceitar tal afronta para com os cidadãos desse município. Atitudes retrogradas como as que levou à sua demissão devem ser banidas da sociedade. Esperamos que de fato uma punição seja aplicada àqueles que tiraram-lhe o direito de falar na rádio comunitária. Torçamos para que Você, com sua competência e seriedade volte ao rádio o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  2. Querida Gilmara,

    Nao podemos nos calar diante de tanta covardia ao direito básico do cidadão brasileiro. Se não temos todos os nossos direitos garantidos,como reza a constituição brasileira, pelo menos o de expressar o que pensamos teremos que garantir, ou estaríamos vivendo o regime militar.
    Para uma cidade em que na época da Coroa Portuguesa, teve o seu próprio regimento, não é de se assustar que teremos que ler a cartilha de algum contratador ou intendente. Detalhe é que hoje nós elegemos e tiramos do poder quem foi eleito pelo povo para nos representar e conviver com a adversidade. A jornalista Gilmara tinha uma postura clara e não vi em nenhum de seus programas ela tirar de nós ouvintes a possibilidade de ligar e falar o que pensamos. Foram várias vezes que eu mesmo entrei pelo telefone, comentando vários assuntos.
    Fomos junto com a Gilmara ao ministério público da comarca de Diamantina e estamos juntos com ela porque acredito que esta luta é nossa, de toda a comunidade.
    Abraços.

    Ronaldo Lopes Guimarães
    Cidadão diamantinense

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o comentário do Ronaldo. Diamantina tem mesmo esse espírito conservador e é próprio do mineiro. Bom, mas tb acho que existem mais coisas por trás desta saída da radialista e do Dr. Hugo. O mais interessante é que agora é que a Rádio Cidade não terá audiência mesmo. Tocar música é mais fácil e não incomoda.
    abraços.

    Thiago Henrique Pereira

    ResponderExcluir
  4. Em outubro teremos o Festival de História, quem sabe essa história de CENSURA em Diamantina, que vem de longe, entra na pauta dos debates que acontecerão? Apoio a manifestação da radialista e acho que ela tem seu vaor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Das terras Altas da Mantiqueira, mais propriamente de Caxambu,MG, envio para Gilmara, mesmo sem conhece-la, minha solidariedade, desejando que tudo se esclareça e que aqueles(as) que estejam revivendo os terrores dessa "inquisição", ou os métodos ditatoriais tão em voga nesse nosso Brasil varonil, sejam responsabilizados por ações desse tipo.
    Até onde descerá a ladeira dessa(s) barbárie?
    Pois se a rádio é comunitária, a comunidade deve ser ouvida e respeitada!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir