sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Cinema e outras artes”

cartaz setembro2011

O projeto de Extensão Cine Mercúrio, coordenado pela prof.ª Juliana Leal da Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFVJM), apresenta, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, o ciclo de filmes “Cinema e outras artes”, com projeções que abordam as artes em suas mais variadas manifestações, mas, em especial, a música, a dança e a fotografia. O público dessa mostra também vai poder conferir algumas intervenções artísticas, após as projeções dos filmes, de pessoas que estudam, se interessam ou que trabalham no ramo artístico da comunidade de Diamantina e de outras regiões.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 19h, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na cidade de Diamantina e a formação de público em cinema e acontece graças a parcerias entre diferentes setores da UFVJM (Faculdade de Ciências Humanas, Diretoria de Relações Internacionais, FCBS, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Institut Français/Cinemateca da Embaixada da França, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, Prefeitura Municipal de Diamantina e Escritório Técnico do IPHAN em Diamantina.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/09:

Sonoridades inovadoras / Documentários

Hermeto campeão

(SP, 1981, 35 min. ) / Direção: Thomaz Farkas

Tom Zé, ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?

(SP, 2000, 48 min. ) / Direção: Carla Gallo

Indicação etária: livre

Sinopse: Programa histórico-musical que reúne documentários sobre dois músicos que nasceram em 1936 e que têm em comum a integração de sonoridades de objetos não-convencionais em suas criações. No Rio de Janeiro, o alagoano Hermeto Paschoal em seu processo de criação cuidadosamente registrado no início dos anos 1980 pelo veterano documentarista Thomaz Farkas. Em São Paulo, na virada do século, em documento bastante rigoroso - mais do que urgente - da jovem diretora Carla Gallo, o baiano Tom Zé expõe suas ideias, obsessões, fraquezas e grandezas.

Obs: Após o filme, haverá uma apresentação com alunos do Conservatório.

Dia 21/09:

A Dançarina de Ébano

(França, 2002; 52 min.) / Direção: Seydou Boro

Indicação etária: livre

Sinopse: Este documentário é dedicado a uma das maiores personalidades da dança de origem africana, Irène Tassembédo – nativa, de Burkina Fasso, lugar onde o filme foi rodado. Este “retrato filmado”, que apresenta também Germaine Acogny, contribui para a restauração de todo um segmento da história da dança, investigando os laços e as tensões existentes entre dois continentes e duas culturas. Irène Tassembédo considera que a dança africana deve situar-se em um mundo em evolução, mas sem virar as costas à sua própria gestualidade nem permanecer estagnada em um esquema tradicional geralmente associado ao folclore.

Obs: Após o filme, haverá uma intervenção artística.

Dia 28/09:

Fotofilmes

(Brasil; 60 min.) / Direção: Vários

Indicação etária: 14 anos

Sinopse: Trabalhos realizados a partir de imagens still em set, sem o sistema tradicional de registro fílmico contínuo. Partindo dessas fotografias fixas, cria-se toda uma dramaturgia. Esta seleção traz recentes trabalhos brasileiros nesse formato, tais como Aqueles Dias / Arpoador / Banco de Sangue / Gaivotas / Jugular / Juvenília / Para Sempre Assim / Vinil Verde.

Obs: Após o filme, será inaugurada uma exposição fotográfica do Projeto Acervo Diamantina - Fragmentos Visuais da Cidade no Século XXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário