quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visita virtual ao Museu do Diamante

Fonte: Era Virtual Museus

O Museu do Diamante foi inaugurado em 12 de abril de 1954, e é um dos prédios de maior significado histórico de Diamantina. Seu acervo permite uma reflexão dos aspectos da extração diamantífera com o contexto social da região nos séculos XVIII e XIX através da exposição objetos. Destaque para as pedras preciosas e semipreciosas, os oratórios e as balanças de pesagem de ouro e diamante.

Sua sede, no centro da cidade, data do século XVIII e é um dos prédios de maior significado histórico da cidade. Pois nele morou o Inconfidente Padre José de Oliveira e Silva Rolim, natural do Antigo Arraial do Tijuco e um dos principais implicados na Inconfidência Mineira.

A missão desta instituição é, desde sua fundação, recolher, conservar e expor elementos característicos das jazidas, formações e espécimes de diamantes ocorrentes no Brasil bem como objetos de valor histórico relacionados com a indústria daquela mineração em face dos aspectos principais do seu desenvolvimento, da sua técnica e influência na economia e no meio social do antigo Distrito de Diamantina. Função esta que tem realizado com sucesso.

Clique aqui para fazer uma visita vitual ao Museu.

Clique aqui para visitar outros Museus.

Um comentário:

  1. A visita é muito interessante mesmo. Vale a pena conferir. E para saber mais novidades sobre o Museu do Diamante visite o blo www.museudiamante.blogspot.com

    ResponderExcluir