sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Antigo prédio do Hospício da Santa Casa de Caridade de Diamantina

Autor do texto: Sr. Jazon Nonato Caldeira da Rocha

imageO prédio situado a rua da caridade, de beleza ímpar, representa um dos maiores monumentos do barroco mineiro; difere das construções da época do século XIX, em busca de um simbolismo de progresso em 1891. Foi o primeiro hospício de Minas Gerais; dava guarida, em sua grande maioria, a pacientes das cidades do Vale do Jequitinhonha.

A construção do prédio foi uma iniciativa do provedor da Santa Casa de Caridade, Coronel Jose Ferreira de Andrade Brant, que, em resposta aos apelos da comunidade, deu início à construção, recebendo a participação e prestimosa ajuda da comunidade diamantinense e, também, da Irmandade da Santa Casa.

O tempo passou e com veio a decadência do prédio. Vários provedores da Santa Casa e até o Clube da Melhor Idade de Diamantina tentaram soerguer esta preciosidade, sem sucesso. Agora o atual provedor, Juscelino Brasiliano Roque, homem de fibra ímpar, com os parcos recursos da própria Santa Casa e até com seus próprios recursos assumiu a paternidade do prédio. A primeira iniciativa foi não deixar que o prédio caísse, o que já estava preste a acontecer.

Agora, cabe a todos nós, diamantinense, amigos desta urbe que acolhe pessoas dos mais diversos quinhões em busca de melhores condições e tratamento de saúde, abraçarmos, com vigor, a iniciativa deste bravo provedor. VAMOS TODOS DAR AS MÃOS E ABRAÇAR ESTA NOBRE CAUSA.

Contas para Doações:

Santa Casa de Caridade de Diamantina - Hospicio.

Banco do Brasil S/A Agencia 0344-1 – conta corrente 111.222-8.

Caixa Econômica Federal Agencia 0112 – conta corrente 780-7 / Op. 003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário