terça-feira, 1 de novembro de 2011

Diamantina Gourmet em ritmo de chorinho– confira a programação

No Dia Nacional da Cultura (05/11), a cidade de Diamantina está de encontro marcado com a culinária. Nessa data, terá início a segunda edição do festival de gastronomia e cultura

Fonte: Partnesnet

Música e gastronomia. Essa é a proposta da segunda edição do festival Diamantina Gourmet. De 5 a 15 de novembro, a cidade de Diamantina estará repleta de aromas e melodias. Durante o período, dez estabelecimentos da cidade oferecerão menus especiais, que homenageiam um compositor de chorinho. Os preços variam de R$ 38 a R$ 45, por pessoa. O objetivo do festival é associar os temperos e receitas da culinária local ao estilo musical, proporcionando o intercâmbio entre música e gastronomia.

Para participar do Diamantina Gourmet, cada estabelecimento criou um menu, com entrada, prato principal, sobremesa e drinque, de acordo com o compositor de chorinho que o restaurante estará interpretando. Para se ter uma ideia, o prato principal do Deguste Dressing é o Como é bom (crepe de lascas de lombo defumado ao molho de cerveja preta com lâminas de champinhom e abacaxi ao perfume de manjericão, acompanhado de geleia de pimenta com ananás), em homenagem ao compositor Joaquim Calado.

Relembrando as canções de Chiquinha Gonzaga, o restaurante Apocalipse criou o prato Abre alas (joelho de porco defumado com molho de mel e mostarda, acompanhado de farofa de couve, queijo minas empanado e linguiça calabresa).

Ernesto Nazareth é lembrado no restaurante do Hotel Diamante com o prato Gemendo, rindo e pulando (tornedor de filé mignon com batata assada em manteiga Diamante - batida com salsa, cebolinha, café, manjerona, cachaça, sal e alho). Já o Recanto do Antônio homenageia Catulo da Paixão Cearense com o prato Ao Luar (costelinha “da lata” com arroz, pequi e coco queimado).

No Restaurante Caipirão a entrada Bandolim (linguicinha defumada cozida com manga, acompanhada de geleia de pimenta com abacaxi e cuia com cachaça curtida no coco) faz referência ao compositor Jacob do Bandolim. E Waldir Azevedo é representado com a entrada Brasileirinho (miniesfirra com ora-pro-nóbis), do restaurante Al Árabe.

Também as sobremesas homenageiam a música. O restaurante O Garimpeiro destaca Garoto com Gente humilde (sanduíche de queijo minas com doce de abóbora com coco). E como não poderia faltar, Pixinguinha, um dos maiores compositores da música brasileira, é saudado pelo Espaço B Livraria e Café com o drinque Levante, meu nego (caipirinha de uvas verdes com geleia de pimenta).

Para quem preferir um lanche no meio da tarde, o Café Colonial Relíquias é uma ótima opção, pois servirá uma grande variedade de quitandas (chocolate quente, queimadinho, chá de hibisco, chá de ervas, sucos, bolo de fubá, bolo de laranja, pães, roscas, sequilhos, queijo minas frescal, pão de queijo, torradas, patê de galinha, patê de atum, geleia de jabuticaba e de abacaxi e outras delícias). Também está participando do festival à delicatesse Athenas do Norte Empório, que está fazendo a harmonização de vinhos nos Menus especiais.

Promovido pela ADELTUR, Associação Diamantinense das Empresas Ligadas ao Turismo e pela Prefeitura Municipal de Diamantina, o Festival de Gastronomia e Cultura Diamantina Gourmet consolida Diamantina como um destino turístico reconhecido em todo país. O evento conta ainda com o apoio do Sebrae MG, SENAC, Instituto Estrada Real/Rota, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Banco do Brasil, Gravadora Biscoito Fino, GloboSat Canal GNT, IPHAN e das vinícolas Pizzato Vinhas e Vinhos e Casa Rivas.

Para a presidente da ADELTUR, Mariana Felício Pereira, o diferencial desta edição é o foco na musicalidade. “Diamantina é muito rica em história e cultura. É por esse motivo que decidimos destacar os grandes compositores do chorinho no festival”, comenta. Além disso, ela conta que e o evento difundirá e fortalecerá a gastronomia como manifestação cultural da cidade. “Com o Diamantina Gourmet, pretendemos estimular a continuidade de ações que possam valorizar e fortalecer a cultura local. E, assim, contribuir para planejamento turístico sustentável do município”, finaliza.

Viva Diamantina

Terra de história, cultura, música e natureza, o que não falta em Diamantina são atrações para os visitantes. Localizada na borda da Serra do Espinhaço, praticamente dividindo as bacias do Rio São Francisco e do Rio Jequitinhonha, a cidade fica a menos de 300km de Belo Horizonte, 740km de Brasília, 780km do Rio de Janeiro e 890km de São Paulo.

Além dos museus, bibliotecas e igrejas que retratam a história política, a religiosidade e a vida cotidiana de seu povo, Diamantina também é reconhecida pela grande quantidade de artistas locais, entre eles artesãos, músicos, escritores e pintores. A cidade respira música, com diversos grupos reconhecidos nacionalmente. O conservatório de música, por exemplo, atinge a cifra invejável de 1700 alunos. Além disso, o município é reconhecido pela excelente cachacinha, belíssimas cachoeiras e ótima hospitalidade, com uma rede grande de pousadas e hotéis.

Serviço

Diamantina Gourmet

Data: 05 a 15 de novembro

Local: Diamantina – MG

Confira a programação:

05/11 - (sábado)
08h às 13h – Feira Cultural do Mercado Velho, com produtos artesanais e hortifrutigranjeiros
Local: Mercado Velho
17h30 – Exibição do Filme “O Mineiro e o Queijo” de Helvécio Ratton
Local: Teatro Santa Izabel

19h – Abertura oficial do evento
Local: Teatro Santa Izabel
A partir das 11h: abertura dos restaurantes

06/11 - (domingo)
08h às 14h – Café no Beco e Feira de Artesanato da Quitanda
Local: Beco da Tecla e Largo da Quitanda
18h – Exibição de Filme do Projeto Cine Mercúrio/UFVJM seguido de debate
Local: Teatro Santa Izabel
A partir das 11h: abertura dos restaurantes

08 a 10/11 - (terça a quinta)

18h – Exibição de filmes e documentários do canal GNT

Local: Teatro Santa Izabel
A partir das 11h: abertura dos restaurantes

11/11 - (sexta-feira)

20h – Feira cultural Sexta Nossa: música instrumental e culinária regional
Local: Mercado Velho
18h – Exibição de filmes e documentários do IPHAN sobre gastronomia e patrimônio imaterial c/ participação Projeto Cine Mercúrio/UFVJM seguido de debate

Local: Teatro Santa Izabel
A partir das 11h: abertura dos restaurantes

12/11 - (sábado)
08h às 13h – Feira Cultural do Mercado Velho, com produtos artesanais e hortifrutigranjeiros
Local: Mercado Velho
16h – Exibição de filme do Projeto Cine Mercúrio/UFVJM seguido de debate
Local: Teatro Santa Izabel

21h – MINAS AO LUAR
Local: Praça do Mercado Velho
A partir das 11h: abertura dos restaurantes

13/11 - (domingo)
08h às 14h – Café no Beco e Feira de Artesanato da Quitanda
Local: Beco da Tecla e Largo da Quitanda 17h – Exibição de filme do Projeto Cine Mercúrio/UFVJM seguido de debate
Local: Teatro Santa Izabel

20h – Apresentação Musical e Degustação Local: Teatro Santa Isabel A partir das 11h: abertura dos restaurantes

14/11 - (segunda- feira)

15h – Feira de Artesanato, Quitandas e Produtos da Roça
Local: Mercado Velho

20h – Espetáculo Musical os “Bambas do Choro” Local: Mercado Velho 18h – Exibição de filmes e documentários do canal GNT e acervo do IPHAN sobre gastronomia e patrimônio imaterial Local: Teatro Santa Izabel A partir das 11h: abertura dos restaurantes

15/11 - (terça-feira)
08h às 13h – Café no Beco e Feira de Artesanato da Quitanda
Local: Beco da Tecla e Largo da Quitanda
18h – Exibição de filmes e documentários do canal GNT e acervo do IPHAN sobre gastronomia e patrimônio imaterial
Local: Teatro Santa Izabel

19h – Encerramento do festival
A partir das 11h: abertura dos restaurantes

Estabelecimentos participantes

Restaurante Relíquias do Tempo | (38) 3531-1627

Al Árabe | (38) 3531-2281

Deguste Dressing | (38) 3531-1030

Livraria e Café Espaço B | (38) 3531-6005

Restaurante Apocalipse | (38) 3531-3242

Restaurante Caipirão | (38) 3531-1526

Restaurante O Garimpeiro | (38) 3532-1040

Recanto do Antônio | (38) 3531-1147

Athenas do Norte Delicatessen | (38) 3531-8623

Restaurante O Diamante | (38) 3531-1561

Meios de Hospedagem

Pousada do Garimpo | (38) 3532-1040

Pousada Relíquias do Tempo | (38) 3531-1627

Diamante Palace Hotel | (38) 3531-1561

Estância do Salitre | (31) 9168-5413

Hotel Montanhas de Minas | (38) 3531-5333

Pousada dos Cristais | (38) 3531-3923

Pousada Vale do Garimpeiro | (38) 3531-3844

Pousada Vila do Imperador | (38) 3531-3061

Hotel Ribeirão das Pedras | (38) 8816-1316

Agência Oficial do Evento

Minhas Gerais Receptivo | (38) 3531-1667

Nenhum comentário:

Postar um comentário