terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maria de Diamantina?

Gravada por Milton Nascimento em 1970, a música "Maria três filhos" possivelmente tem alguma ligação com a cidade de Diamantina. Especula-se que a letra aborda a história de uma mulher negra octagenária que vivia na cidade e foi fonte de inspiração para Bituca e Fernando Brant. Será?

Maria Três Filhos

Milton Nascimento e Fernando Brant

Negra voz de vela só
Numa igreja interior
Me falando de seu tempo
Conta a idade, conta o que restou

Onde os filhos que eu criei?
Vida presa no quintal
Me lembrando desse tempo
Vejo quem vem meu leito festejar

Três meninos nascendo no ventre negro
Sem cor
Meninos sentados no chão
Quem veio por eles buscar?

Hoje eu digo 83
Sem diamante, escravidão
Nem pergunto pelos filhos
Ligo o rádio, durmo no colchão.

3 comentários:

  1. Fernando, vou ver se acho nos meus alfarrábios artigo no jornal "O Diamante", de Dtina., infelizmente de curta duraçao, de quando a peça "Maria, Maria" foi levada no Palácio das Artes pelo Grupo Corpo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Corpo#Espet.C3.A1culos). Pra mim, tinha tudo a ver com a Maria Três Filhos... Sobre "O Diamante", caso queira, você pode obter boas informações com o Geraldo Duarte (Geraldinho da Banca), ali no início do Macau de Baixo, que era o editor do jornal patrocinado pela Associação Comercial. Se eu achar, escaneio e te mando. Grande abraço. Ah, que bom que vc voltou de férias com a corda toda!
    PS: e até hoje parece que Dtina. não assistiu à peça - uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Saul,
    Lendo seu comentário atentamente fico impressionado com a quantidade de informações interessantes em tão poucas linhas. Daria para fazer vários post com suas dicas e pistas...Como você me disse certa vez: atrás daquele morro existem outros ....
    Obrigado e grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Geraldinho, figuraça! Comunistão da velha guarda diamantinense! Temos muito que aprender com ele!

    ResponderExcluir