terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novos tempos

Autor: Antenor José Figueiró – antenor.figueiro@ig.com.br

Essa é uma das poucas vezes que escrevo embalado pela satisfação e pelo prazer. Sou movido pelo respeito que todos nós eleitores e moradores de Diamantina respiramos não com uma atitude contra, mas sim de saber do dever cumprido pelas 2ª e 3ª Promotorias contra a reunião extraordinária (que dava plenos poderes ao prefeito) do dia 28/12/2011. Essa decisão esclareceu o óbvio, sobre a responsabilidade de nossos políticos, senso crítico e sensibilidade para solucionarem concreta e duradouramente o desequilíbrio socioeconômico de toda Diamantina. Disseram não à compra de votos e ao assistencialismo barato que mantém as margens da dignidade grande parte de nossos conterrâneos.

E nós, cidadãos e eleitores, temos o dever de exercitar o dom da inteligência para decifrarmos a diferença entre Promoção social e Secretaria de desenvolvimento, pois promoção (campanha de propaganda,segundo o Aurélio) e desenvolvimento (crescimento acompanhado de mudanças econômicas e sociais mais profundas e duradouras, segundo o Aurélio), estão intimamente ligados, mas com avanço a adulterar toda a lógica do senso crítico-ideológico-filosófico e social.

O não propagar essa diferença associado à má utilização pelos nossos políticos dessa ignorância tem determinado, carimbado (maior ato de discriminação) que o ser humano assistido não é capaz, não possui faculdades éticas, morais, sociais, religiosas, familiares e intelectuais de serem, com apoio e investimento, donos de seus próprios destinos, assumindo um peso social. Mas na verdade quem é um peso social, o individuo que não tem oportunidades ou aquelas poucas pessoas que possuem, que se transformam em autoridades e detentoras do futuro de inúmeros seres, mas agem de má fé?

Desperta Diamantina! Temos um ano inteiro para vivermos inúmeras situações e escolhermos em outubro o que queremos para nossos próximos quatro anos de vida. Hoje muitos já se dizem candidatos e às vezes já assumimos compromissos, mas ainda é cedo, pense bem, não feche a questão com nenhum nome, não vá pela emoção ou comoção, espere e verá que muitos outros nomes ainda serão lançados. Uma futura e madura escolha associada ao renascimento do respeito e dever ajudará não só a você, mas a toda a família Diamantina.




- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário