quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vida de tropeiro

Série Tropeiros. ... com tropa mesmo eu comecei com uns 35 / 40 anos. Eu trabalhava de primeiro era com carro de boi né, depois parou, meu avo morreu, ai passou tudo para herdeiros, ai eu fiquei vagando, ai arrumei um recursozinho e comprei quatro burros, ai eu trabalhei com burro, ai o pessoal me chamava, o Zé você pode puxar uma lenha pra mim... Contou essa e outras o tropeiro José Pessoa da Silva. Em julho de 1999, o Pesquisador e Documentarista participou da Expedição Spix e Martius, que saiu da cidade de Ouro Preto MG com destino a Diamantina MG. Foram 22 dias de viagem no lombo de mula, acompanhado por outros expedicionários em dois lotes de animais, tendo como objetivo resgatar a história das tropas e tropeiros, das viagens dos naturalistas europeus e de elaborar o Guia Turístico da Estrada Real. Muito do que sabemos sobre os tropeiros e do modo viajante da época nos foi narrado pelos naturalistas europeus, os cronistas do século XIX. O tropeiro circulou com suas tropas de burros e mulas, pelas mais diversas trilhas, caminhos e estradas das Minas de ouro e dos campos Gerais. O tropeiro negociava o transporte e comercializava cargas de sua propriedade. Trabalhava, ainda, como mensageiro oficial, levava correio e transmitia notícias de um lugar a outro. Intermediava negócios, portava valores e medicamentos. Provendo os tropeiros e suas tropas com acessórios e infra-estrutura de viagem, estava o domador responsável pela doma dos animais, o cangalheiro que fazia e consertava as cangalhas, o seleiro que fazia e consertava selas, os pousadeiros que ofertavam serviços e infra-estrutura para pouso e descanso e muitos outros. Esta atividade foi considerada como um complexo sistema de transporte no auge da exploração mineral, depois, com o declínio da mineração e o surgimento da indústria ferroviária e automobilística - séc. XX, esta atividade perde seu valor. E para salvaguardar toda esta epopéia, responsável pela pluralidade e diversidade da cultura brasileira é que se propôs entrevistá-los visando gerar vídeo documentário ao final da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário