segunda-feira, 12 de março de 2012

XV Seminário sobre Economia Mineira

Fonte: Cedeplar Clique aqui para saber mais

XV Seminário sobre Economia Mineira - Diamantina 2012Como ocorre a cada dois anos, o CEDEPLAR - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG - realizará de 28 de agosto a 1º de setembro de 2012 o XV Seminário sobre a Economia Mineira.

Tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, o evento congrega estudiosos que têm Minas Gerais como objeto de reflexão. O Seminário visa discutir temas de economia, história, demografia e políticas públicas, que são apresentados em mesas-redondas e sessões especiais compostas por pesquisadores convidados, bem como em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados dentre aqueles submetidos pelos interessados. Desde sua primeira edição, realizada há exatos trinta anos, o Seminário é organizado pelo CEDEPLAR na cidade mineira de Diamantina. Ao longo desse período, constituiu-se em fórum privilegiado de discussão da realidade social, econômica e política de Minas Gerais e do Brasil, por reunir professores, pesquisadores, estudantes, políticos, empresários e administradores públicos, e debater temáticas variadas com base em abordagens multidisciplinares, apoiadas em perspectivas teóricas diversificadas e analiticamente atualizadas. Tornou-se também um fórum aberto e dinâmico de avaliação das políticas públicas em Minas Gerais.

Tendo privilegiado a discussão sobre realidade mineira desde sua primeira edição, o Seminário incorporou a sua programação o debate sobre diversos e decisivos aspectos da realidade nacional e internacional, além de questões teóricas e metodológicas relevantes. Como resultado, contamos nas últimas edições do Seminário com a participação de um número expressivo de convidados internacionais, debatendo lado a lado com pesquisadores brasileiros e interagindo com os alunos e pesquisadores presentes aos eventos.

As centenas de trabalhos publicados em seus Anais e disponibilizados através da internet têm sido material indispensável no subsídio às políticas públicas, e têm contribuído para significativo avanço do conhecimento sobre aspectos relevantes sobre a realidade regional e nacional, ao lado de debater questões teóricas e metodológicas gerais. Nesse sentido, o Seminário tem contribuído para o enfretamento da grande questão do desenvolvimento nacional e regional, que é também missão da Universidade, ao mesmo tempo que reafirma-se como espaço inteiramente sintonizado ao mais significativo do debate acadêmico-científico contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário