quinta-feira, 12 de abril de 2012

Voos comerciais estão de volta a Patos de Minas… e Diamantina?

Fonte: O Tempo (clique aqui)

Os voos comerciais do aeroporto de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foram retomados ontem, conforme informação da única companhia que opera nessa modalidade no terminal, a Trip. A operação estava restrita por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) neste e em outros dois aeroportos: Diamantina, no Alto Jequitinhonha, e São João del Rei, no Campos das Vertentes. Os motivos foram a falta de brigada de incêndio e outros problemas, como os ligados à acessibilidade.

A diretora de trânsito e transportes do terminal de Patos de Minas, Lucimar Souto, diz que outros ajustes estão sendo feitos. "Precisamos de equipamentos como detector de metais, o que não impede os voos".

Lucimar conta que o prazo para a aquisição do equipamento e o treinamento da brigada, de três profissionais, é de 18 meses. "O governo do Estado está preparando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem prazo de 60 dias, a partir do dia 9 de março, para ser apresentado à Anac", observa.

Em Diamantina, a Trip aguarda autorização de voos regulares, o Hotran, concedido pela Anac, para voltar a funcionar normalmente, conforme informou a coordenadora de trânsito e transportes da cidade, Carla Fernanda de Araújo. Ela conta que o terminal tem suporte do Corpo de Bombeiros da cidade. O problema é a falta Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc), que custaria cerca de R$ 1,2 milhões.

No aeroporto de São João del Rei, os sete voos antes restritos pela Anac devem voltar a operar no dia 27 deste mês, de acordo com a administradora do terminal, Aline Resende. "Para os voos particulares, o funcionamento é normal", diz.

.

2 comentários:

  1. O governo deveria também se preocupar com as péssimas estradas de BH à Diamantina. Querem um aeroporto seguro, concordo plenamente, mas e as estradas? O desenvolvimento da região só virá com uma infraestrutura adequada para os turistas. Aeroporto AGORA.

    ResponderExcluir
  2. O governo deveria também se preocupar com as péssimas estradas de BH à Diamantina. Querem um aeroporto seguro, concordo plenamente, mas e as estradas? O desenvolvimento da região só virá com uma infraestrutura adequada para os turistas. Aeroporto AGORA.

    ResponderExcluir