quarta-feira, 23 de maio de 2012

UFVJM reafirma parceria com o Festival de Inverno da UFMG

Fonte: UFVJM

A 44ª edição do Festival de Inverno da UFMG, novamente em parceria com a UFVJM, será realizada em Diamantina, de 15 a 26 de julho. As atividades serão distribuídas em núcleos chamados de “Casas”, uma alternativa ao desenho costumeiro dividido em áreas específicas. Serão elas: Casa do Corpo; Casa dos Cantos e da Escuta; da Cidade; das Imagens; da Memória; da Palavra. Cada uma delas abrigará um número variável de grupos de trabalho, com atividades específicas, e congregará um conjunto de iniciativas de trabalhos compartilhados.

O Festival propiciará momentos para a troca de experiências entre diferentes saberes (acadêmicos e tradicionais) e práticas (materiais e simbólicas), de tal modo que as Universidades possam abrigar outros sujeitos e outras formas de conhecimento – provenientes, por exemplo, das culturas afro-descendentes e indígenas. Para tanto, propõe-se uma interlocução criativa com as várias práticas e saberes que povoam a cidade: desenvolvidos pelas instituições (museus, escolas, institutos), resguardados pela cultura popular e inventados pela vivência cotidiana nos espaços públicos.

A UFVJM, por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), ficará responsável pela coordenação e produção da Casa do Corpo, cujas atividades trabalham dimensões do lúdico, do artístico, do cênico, que ampliam a noção do corpo comum em direção a possibilidades de trabalho, exercício e experimentação corporal com referências culturais: dança (popular, contemporânea), capoeira, jogos e brincadeiras com crianças.

O coordenador geral do Festival é o professor César Guimarães, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; a coordenação da Casa do Corpo está sob responsabilidade da professora Nadja Murta, diretora de Cultura da UFVJM; e o produtor cultural da Casa é Sílvio Diogo, produtor cultural da Proexc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário