quinta-feira, 28 de junho de 2012

UFVJM inicia curso de Medicina em 2013

Publicado no Blog do Banu – Clique aqui para ler

O reitor da UFVJM, professor Pedro Ângelo, afirmou a uma comissão do Movimento A UFVJM é nossa! que o curso de Medicina terá início em 2013, no primeiro semestre. Serão oferecidas 120 vagas a serem preenchidas a partir dos resultados do ENEM. Porém, disse que o curso está sendo  instalado para formar profissionais médicos para servir a região que a Universidade serve.
Assim, estão sendo estudados mecanismos para que no processo seletivo sejam destinados 50%,  ou seja, 60 vagas, para estudantes de escolas públicas da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

A idéia é utilizar o SASI para possibilitar oportunidades aos estudantes de Ensino Médio da região  a estudar na UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O SASI é um Processo de Avaliação Seriada, que avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do Ensino Médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A ideia é estimular melhorias no Ensino Médio e favorecer os candidatos.

Os municípios terão que estabelecer um convênio de cooperação com a UFVJM para possibilitar uma parceria,facilitando a realização do SASI em microrregiões do Vale, favorecendo os estudantes da região no ingresso em cursos superior da Universidade. A constatação é que grande parte participa do PAES (vestibular seriado) da UNIMONTES, em Montes Claros.

Serão realizados gestões junto aos prefeitos e lideranças locais para que o SASI seja implantado em toda a região.

A reunião em que este assunto foi discutido realizou-se no dia 22.06, sexta=feira, na Reitoria, em Diamantina. Participaram da reunião os representantes do Movimento A UFVJM é Nossa! Álbano Silveira Machado, Élida Machado e Vicência Guimarães, de Capelinha, e Rita Capdeville, de Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço livre e democrático. Porém, comentários anônimos que ofendam outras pessoas ou instituições não serão publicados. Por favor, ao final de sua mensagem escreva seu nome ou e-mail. Os comentários são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e podem ser contrários à opinião do administrador do blog. Obrigado pela sua colaboração e compreensão.