terça-feira, 3 de julho de 2012

Festivale: Festival da cultura do Vale do Jequitinhonha

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG – clique aqui

30º FESTIVALE - ITAOBIM - MG  DE 22 A 28 DE JULHODe 22 a 28 de julho, a cidade de Itaobim abriga o maior festival da cultura do Vale do Jequitinhonha, o Festivale, que chega a sua trigésima edição. Os eventos são abertos ao público, mas os interessados em participar do Festival de Música e da Noite Literária devem se inscrever até 9 de julho no site www.fecaje.org.br.

O Festivale é realizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e tem como parceiro o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

Neste ano, o evento integra a programação comemorativa do cinquentenário da cidade de Itaobim. O público poderá assistir a apresentações musicais com artistas da região, espetáculos de dança e teatro, oficinas artísticas, além da tradicional feira de artesanato da região.

Festival de Música
Para incentivar a produção musical do Vale e lançar novos artistas, será promovido de 26 a 28 de julho o festival de música. Poderão participar compositores e intérpretes nascidos ou residentes no Vale. As músicas inscritas deverão ser inéditas, e o valor da inscrição é de 25 reais por canção. Entre os talentos revelados por este festival estão Paulinho Pedra Azul e Rubinho do Vale.

Noite Literária
Durante o concurso de poesias que será realizado no dia 25 de julho, serão realizadas apresentações e leituras com o objetivo de resgatar e valorizar a linguagem escrita, consagrada como importante forma de manifestação cultural do vale do Jequitinhonha. Podem participar autores nascidos ou residentes em todo o território nacional. Os textos devem ser inéditos e o valor da inscrição é de 20 reais.

Sobre o Festivale
O Festival teve sua origem no I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha, que mostrou aos seus organizadores a necessidade de expandir a cultura do Vale. Desde então o evento ocorre anualmente, e a cada edição uma das cidades da região é escolhida como capital cultural do Vale do Jequitinhonha. O público é cada vez maior, e o evento tem cumprido sua proposta principal, que é a de atuar politica e culturalmente para transformar a realidade das cidades e do povo do Jequitinhonha.

Informações sobre programação e inscrições no site da Fecaje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário